Manifestação pela deposição de Temer e Diretas Já reúne 200 mil pessoas em Brasília

25/05/2017

Mais de 200 mil pessoas participaram, nesta quarta-feira, dia 24 de maio, do movimento #ocupabrasilia, na capital federal. O objetivo da manifestação era barrar as reformas trabalhista e da previdência, além de exigir a renúncia do presidente ilegítimo Michel Temer e a realização de eleições diretas para presidente.

A ação foi organizada pelas CUT e demais centrais sindicais, além das Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo. O SINDIFES participou enviando uma caravana com cerca de 50 pessoas.

A concentração começou pela manhã, no estádio Mané Garrincha e por volta das 14h iniciou-se uma marcha até o Congresso Nacional. O ato foi interrompido pela ação violenta da Polícia Militar que, mais uma vez, utilizou de bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, além de tiros de balas de borracha, para acabar com a manifestação.

A presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira, repudiou a ação violenta contra os manifestantes nas redes sociais. "Todas as vezes que a classe trabalhadora vem, legitimamente, para se organizar, se mobilizar e questionar, somos recebidos com repressão da polícia, com gás lacrimogêneo. É a polícia batendo na juventude! Precisamos, cada vez mais, ficarmos nas ruas e de mais ‘Ocupe Brasília’, porque a pressão é de fora para dentro", disse ela em vídeo divulgado.

Fora de Brasília, os movimentos realizam atos também em outras cidades para pedir a deposição de Temer e eleições Diretas. Em Belo Horizonte, a concentração foi realizada na Praça Afonso Arinos e reuniu cerca de 20 mil pessoas.