Direção do SINDIFES se reúne com Reitor da UFMG para tratar das 30h e outras demandas

12/05/2017

A Direção do SINDIFES se reuniu, nesta quinta-feira, dia 11 de maio, com o reitor da UFMG, o professor Jaime Ramirez, para discutir a continuidade da implantação das 30h, inclusive no HC-UFMG; questões relativas ao Termo de Acordo de Greve de 2015; eleições paritárias; espaço na 69º Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) em julho; e atividades dos 90 anos na UFMG.

Participaram da reunião, as coordenadoras gerais do SINDIFES, Cristina del Papa e Marina Evangelista; a coordenadora de qualidade de vida, Maria José; o coordenador de carreira e relações de trabalho, Helder Bernardes; as pró-reitora de recursos humanos, Maria José Grillo e Leonor Gonçalves, e os trabalhadores do HC-UFMG, Egler Marcelino, Michelson, Rosemary Coelho e Rose Andrade.

Continuidade da implantação das 30h

As mudanças e adequações do projeto de 30h no HC-UFMG foram o primeiro ponto da pauta. Foi encaminhado o pedido dos trabalhadores da unidade para que o Reitor avalie as mudanças e, antes da implantação, converse com a Categoria. Foi acordado que as jornadas de trabalho implementadas pela comissão das 30h permanecem como estão até a reavaliação. Cristina del Papa lembrou que o HC tem um resolução específica para as 30h que contempla as especificidades da unidade devido às condições diferenciadas.

A direção do Sindicato ainda cobrou informações sobre os setores que estão sendo contemplados com a jornada de 30h. O reitor afirmou que outros projetos estão chegando e sendo avaliados e que as informações serão disponibilizadas pela pró-reitoria de recursos humanos.

Termo de Acordo da Greve 2015

Foram informadas as dificuldades que alguns setores estão tendo em aplicar o plano de reposição. Foi acordado que a PRORH irá entrar em contato com as chefias desses setores para solucionar as questões.

Paridade

Cristina lembrou que a paridade nas eleições é um tema importante para a Categoria e que devido a vários acontecimentos, alguns ligados ao momento político pelo qual o Brasil está passando, não foi possível pautar o tema com antecedência. “Essa discussão, infelizmente, sempre acontece próximo ao período eleitoral para Reitor, foi assim nas últimas cinco eleições. Isto não tira a importância do tema e o Sindicato vai chamar esta discussão”, explicou ela. Ainda segundo Cristina, a Categoria já está articulando com os demais segmentos para pautar o assunto no Conselho Universitário.

Reunião da SBPC e 90 anos da UFMG

Também foi solicitado espaço para o SINDIFES e a FASUBRA na reunião do SBPC, neste ano, que acontecerá na UFMG. O reitor disse que irá atender a solicitação. Também foi negociado a participação do SINDIFES nos 90 anos da UFMG. Serão duas atividades, uma ainda neste semestre e outra no próximo.

Ao final da reunião, foi abordada a possibilidade do Congresso da UNE ser na UFMG. Os estudantes haviam solicitado o apoio do SINDIFES para viabilização desta demanda. O Reitor informou que já autorizou a realização do congresso.X