Milhares de trabalhadores tomam as ruas de Belo Horizonte contra a reforma da previdência

15/03/2017

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras participaram do Ato contra a Reforma da Previdência na manhã desta quarta-feira, dia 15 de março, no centro de Belo Horizonte. Além da base do SINDIFES, estiveram presentes os professores das redes estadual, municipal e privada, eletricitários, servidores públicos estaduais, municipais e federais, metroviários e petroleiros entre outras categorias e integrantes dos movimentos sociais.

A concentração começou às 10h e os manifestantes ocuparam toda a praça da Estação. Segundo a presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira, eram 100 mil pessoal. "Estamos começando o nosso ato com 100 mil pessoas, que vão barrar esta reforma da previdência, que começam a dizer que esta reforma não vai passar e que retirem de pauta esta proposta que não interessa aos trabalhadores", disse ela.

Os manifestantes saíram por volta das 11h, parando na Praça Sete e seguindo para a praça da Raul Soares. No momento em que os primeiros manifestantes chegaram ao cruzamento da Avenida Amazonas com Afonso Pena, ainda haviam carros e trabalhadores se deslocando da praça da Estação, devido ao quantitativo elevado de participantes.

Da praça Raul Soares, a passeata seguiu para a Praça da Assembleia. Durante todo o trajeto, as duas frases mais repetidas eram "fora Temer" e "não à reforma da previdência", uma clara demonstração da insatisfação geral com o governo e seu projeto de acabar com o direito à aposentadoria. Os manifestantes chegaram na Praça da Assembleia por volta das 13h para a audiência pública sobre a reforma.

Outras cidades do interior de Minas Gerais aderiram ao dia de luta, entre elas, Uberlândia, Juiz de Fora e Montes Claros. Outras 26 capitais também registram manifestação. A estimativa é que esta foi a maior manifestação em Minas Gerais convocada pela CUT-MG nos últimos anos.