Categoria discute Paralisação no dia 15/3 por Reajuste Salarial

10/03/2017

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG e CEFET-MG escolheram, na Assembleia da manhã desta sexta-feira, os representantes da Categoria que irão para a Plenária da FASUBRA nos dias 17, 18 e 19 de março, quando será avaliada a conjuntura e debatido o plano de lutas da Campanha Salarial deste ano. Também foram repassados os informes locais, sobre as passeatas e atividades de março e a reposição dos trabalhos para os TAE que participaram da Greve em 2016 na UFMG.

A coordenadora-geral Cristina del Papa explicou que o mês de março será movimentado e que é extremamente importante que a Categoria participe das atividades. "No dia 15 de março faremos uma Paralisação Nacional, junto com outros categorias de servidores públicos federais, para lançar uma Campanha Salarial Unificada e barrar a Reforma da Previdência Social. Precisamos ir para a rua e demonstrar nossa força", disse a coordenadora. Cristina lembrou que não há acordo para reajuste salarial para os próximos anos, e com a conjuntura atual, se a Categoria não se mobilizar ficará sem aumento.

No dia 15 de março, está marcada uma Paralisação e um Ato Unificado, a partir das 10h, na praça da Estação, em Belo Horizonte. Já foram enviados ofícios para todas as administrações das instituições de ensino da base do SINDIFES.

Seminário sobre a Reforma da Previdência Social

No dia 22 de março, será realizado um seminário sobre a reforma da previdência, às 8h, no auditório da Reitoria da UFMG. O objetivo é apresentar e avaliar a PEC 287 e conhecer seus impactos. Estão confirmados, como palestrantes, a presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira; o técnico do DIEESE, Frederico Melo; e o presidente do SINDIFISCO-MG, Lindolfo Fernandes. Clique aqui para se inscrever.

Assembleia Estatutária e prestação de contas

No dia 23 de março será realizada uma Assembleia Estatutária para a prestação de contas do Sindicato e eleição da comissão organizadora das eleições e aprovação do calendário eleitoral do SINDIFES. A prestação de contas é um espaço importante para a Categoria debater as 'contas' do Sindicato e saber como o dinheiro tem sido investido nas lutas. A documentação está disponível neste link.

Dia Internacional de Luta das Mulheres

Apesar da chuva em Belo Horizonte, foram realizados vários atos na cidade. A Categoria se concentrou na praça da Assembleia, junto com outras entidades da área da Educação. A Praça da Liberdade, Afonso Arinos e Praça Sete foram tomadas pelas mulheres. A chuva atrapalhou as passeatas que teriam a Praça Sete como ponto de encontro, mas não apagou a força de mobilização e disposição de luta das Mulheres.

A coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, participou da mesa de debate sobre "O Machismo nas Instituições", promovida pela ASSIBGE-MG, na sede do IBGE, em Belo Horizonte. Além de falar sobre o machismo no serviço público, ela abordou a questão no movimento sindical e na política. “As mulheres são 52% da população no Brasil e não tem este percentual de representação no Congresso ou nos Sindicatos. Precisamos mudar este panorama, passar a votar em mulheres e nos colocarmos nos espaços de poder”, enfatizou.

Em Diamantina a semana foi recheada de atividades promovidas pelo SINDIFES em parceria com a Universidade e demais entidades representativas da comunidade. Foram 3 dias de palestras, oficinas, mesas redondas e atividades culturais.

Acordo de Greve na UFMG

A PRORH-UFMG publicará uma orientação sobre como serão pagas as horas não trabalhadas devido à Greve. Parte desta horas serão abonadas diretamente pela PRORH, enquanto as demais horas serão pagas conforme a orientação. Os servidores irão utilizar uma folha de ponto para registro das horas pagas. Servidores estudantes e que já utilizam a folha (no lugar do ponto eletrônico) utilizarão a mesma folha.

Os TAES devem esperar a divulgação da orientação e, posteriormente, marcar reuniões com o SINDIFES nas unidades/setores para os esclarecimentos. Para agendar, basta ligar para o (31) 3441-0868. Qualquer problema ou conflito será resolvido pelo Sindicato, portanto, entre em contato conosco.