Assembleia discute possível indicativo de suspensão da greve para a próxima semana

09/12/2016

Em Assembleia no dia 7 de dezembro, no saguão da Reitoria da UFMG, os Técnico-administrativos em Educação, da base do SINDIFES, discutiram os últimos dias da lutas contra a PEC 55, que vai a votação no próximo dia 13, e a conjuntura da saída da Greve.

De acordo com a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina Del Papa, a votação em 2º turno da PEC 55/16 é o prazo previamente definido para terminar com os movimentos paredistas. Por isso, há um indicativo de que a FASUBRA faça uma convocação nacional entre os dias até o dia 16 para fazer a saída unificada.

"A intenção é que os TAE's se juntem aos alunos e professores, que também aderiram a greve, para fazer uma saída coletiva. Por esse motivo, mesmo que a convocação saia na semana que vem, é possível que, internamente, essa data se estenda" explicou a coordenadora. O coordenador de organização sindical do SINDIFES, Marcelo Pereira, lembrou que os trabalhadores e trabalhadoras não podem desanimar, "companheiros e companheiras, não podemos esquecer que este é um momento de luta pelos nossos direitos. A PEC 55, não é o fim" disse ela se referindo as demais lutas, como por exemplo a reforma da previdência e do ensino médio.

Votação Da PEC (55)

Apesar dos últimos acontecimentos entre o Senado Federal e o Supremo Tribunal, mesmo que o presidente do Senado Renan Calheiros seja afastado do cargo, não existe a possibilidade de retirar a votação da PEC da Morte da pauta do próximo dia 13. Como o cronograma da votação é resultado de um acordo entre líderes, mesmo que Jorge Viana assuma a presidência do Senado, ele conseguirá apenas atrasar a votação, mas não evitá-la.

Indicação do Comando de Greve para Conselho Universitário

Após reunião, o Comando de Greve indicou a coordenadora Cristina Del Papa e a TAE, Janaína Mara Soares, como representantes na Comissão Diálogo e Negociação do Conselho Universitário. O objetivo da Comissão é mediar a conversa entre a Instituição e as categorias que estão em greve.

Durante a Assembleia, desta quarta, a estudante de Pedagogia da FAE, Ana Carolina e o estudante de Ciências Biológicas do CAD-2, Vinicius Moraes, que são representantes das ocupações nesta comissão, afirmaram que eles estão muito satisfeitos com o apoio que vem recebendo do SINDIFES durante os movimentos paredistas, principalmente em Brasília.

Corte De Ponto Dos Grevistas

Há duas semanas a Advocacia Geral da União (AGU) vem pressionando a ANDIFES para oficializar o corte de ponto dos Técnicos Administrativos em Educação que aderiram a greve. Por meio de OFICIO - clique aqui para ler - a ANDIFES informou que não possui meios técnicos para processar esse corte ainda este ano. A Entidade espera que o STF publique em breve o Acórdão que define os critérios da proposta para esse corte. Para a coordenadora Geral do SINDIFES, Cristina Del Papa, essa pressão é reflexo da decisão do STF, que muda as regras para instauração de movimentos grevistas, “fazer greve é saber que vamos ter ônus, não só de conflitos internos da Universidade, mas são ônus possíveis de corte de salário”.

Reforma Da Previdência

Na última terça, dia 6, o governo anunciou o projeto da Reforma da Previdenciária. De agora em diante, para se aposentar será necessário que homens e mulheres tenham pelo menos quarenta e nove anos trabalhados de contribuição, e a idade mínima passa para 65 anos. Outro ponto prevê a desvinculação do salário mínimo. Um agravante do projeto, é tirar o beneficio dos deficientes físicos que não trabalharam e não tem condições de trabalhar por suas limitações. A coordenadora do SINDIFES lembrou que a desculpa dada pelo governo, de que a Reforma vai resolver a crise, não é coerente, uma vez que esse tipo de manobra só traz resultado a longo prazo. Cristina afirmou que a discussão sobre o assunto será aprofundada e o Sindicato prepara um seminário sobre o tema.