Reunião da Comissão de Negociação altera jornada dos serviços essenciais na UFMG

05/12/2016

O Comando Local de Greve da UFMG reuniu com a Comisão de Diálogo e Negociação de Serviços Essenciais, na última sexta-feira, dia 2 de dezembro. Além dos representantes dos TAE, estiveram presentes representantes dos estudantes, professores e da administração. A reunião tratou dos assuntos emergenciais da Greve e após negociações alterou a jornada dos serviços essenciais e incluíu os serviços da plataforma Sucupira. A Comissão foi instituída pelo reitor da UFMG para acompanhar a Greve e negociar os conflitos.

O Comando de Greve decidiu participar após a intervenção da professora e diretora da FAE-UFMG, Juliene Corrêa, em nome da comissão. A professora reafirmou a importância da Categoria ter representantes na comissão e participar das discussões que impactam diretamente na greve dos TAE. Durante a reunião, foram realizados três pedidos da administração central.

- Que a carga horária para a realização dos serviços essenciais fosse alterada para 4h diárias;

- Garantia dos lançamentos dos dados na plataforma Sucupira (pós-graduação);

- Liberação dos auditórios do CAD I e II para eventos da UFMG já agendados.

Os integrantes do comando negociaram que a jornada para os serviços será de 4h semanais (essa passa a ser a orientação para os TAE), ao invés de 1h semanal. Os TAE que trabalham na plataforma Sucupira devem avaliar e decidirem qual jornada será feita durante a Greve para a realização dos serviços, considerando o quantitativo de cursos e estudantes - a palavra final será do TAE. O CAD I foi liberado, pelos estudantes, para eventos da UFMG já agendados, desde que não haja trânsito no prédio e nem conflite com a ocupação.

Os representantes do Comando de Greve da UFMG solicitaram que um novo calendário letivo do segundo semestre seja apresentado pela PROGRAD-UFMG. Também pediram que seja reafirmado o compromisso e respeito ao movimento, conforme deliberação do Conselho Universitário que reconheceu a legitimidade das greves e ocupações. Por questões de seguranças, solicitaram que os porteiros sejam reconduzidos aos prédios fechados, assim como acontece nas ocupações. Veja a nota sobre o assunto.

Outros assuntos de interesse da Categoria foram abordados, porém os informes serão feitos somente na Assembleia do dia 7 de dezembro, às 9h, no saguão da Reitoria da UFMG.