Categoria faz balanço sobre a Caravana e Panfletagem do dia 29/11

01/12/2016

Reunidos em assembleia, na manhã desta quinta, dia 2, trabalhadores e trabalhadoras reafirmaram a manutenção da Greve, avaliaram o ato do dia 29 de dezembro, em Brasília, e as perspectivas para o 2º turno da votação da PEC 241/16 (55) no próxima dia 13.

A coordenadora Cristina del Papa pediu para os integrantes da caravana contarem a como foi o ato. Os depoimentos trouxeram a impressão de um cenário de guerra e terror. “Nos meus trinta anos de militância eu nunca vi nada igual. A polícia escorraçou o povo de Brasília”, disse a coordenadora de Comunicação Sindical, Neide Dantas. Sobre os confrontos e queima de carros, o técnico-administrativo do CEFET-MG, Mauricio Vieira, disse que a população apenas reagiu a repressão, “é preciso que nos preparemos melhor para esses momentos, mas quem começou o conflito foi a policia”.

Há um consenso que parte do confronto foi iniciado por pessoas ligadas aos movimentos de direita e a repressão para justificar e incentivar as ações da polícia militar. Para minimizar os conflitos e problemas, a diretora de Comunicação da CUT-MG, Rosângela Costa, afirmou ser essencial discutir estratégias para a próxima caravana, no dia 13, e definir bem as lideranças do movimento.

Atividade de Panfletagem

No dia 29, em Belo Horizonte, foi realizada uma Panfletagem contra a PEC 55 na estação do MOVE Pampulha, em frente a UFMG. “Em menos de uma hora e meia distribuímos dez mil panfletos”, disse Cristina del Papa. De acordo com a coordenadora, novas panfletagens serão programadas e mais 50 mil panfletos serão distribuídos. Nesta mesma data, também foram realizadas panfletagens no campus I do CEFET, na estação Gameleira, do metrô e na cidade de Montes Claros.

Assembleia de Prestação de Contas

O Relatório de prestação de contas já está divulgado no site do Sindicato há mais de 20 dias. A data para apresentação continua sendo o próximo dia 7, mas o SINDIFES ainda não definiu o local. A reitoria recusou o pedido do Sindicato de empréstimo do auditório, mesmo o local estando disponível para a data. Assim que possível, o local será informado.