PM ataca manifestantes e impede Ato contra a PEC 55 em Brasilía

30/11/2016

Milhares de manifestantes foram atacados, pela Polícia Militar, durante a Passeata e Ato contra a PEC 55 em Brasília, na última terça-feira, dia 29 de novembro. Cerca de 30 mil trabalhadores e estudantes participaram do Dia de Luta contra o congelamento dos investimento em Saúde, Educação e Seguridade Social. Cerca de 20 ônibus dos três segmentos - a maioria de estudantes - saíra da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG.

A passeata começou por volta das 14h quando grande parte dos manifestantes já estavam na concentração, na Catedral de Brasília. As ruas estavam ocupadas por pessoas de todos os estados, carregando bandeiras partidárias, das entidades e centrais sindicais e movimentos sociais. O clima era de fraternidade e não havia conflitos. Tambores ritimavam as palavras de ordem e os estudantes puxavam a passeata rumo ao Congresso Nacional.

Por volta das 16h30 o gramado do Congresso começava a ser tomado pelos integrantes da passeata. Um forte aparato da PM já aguardava os manifestantes. Um pequeno grupo de estudantes entrou em conflito com os policiais que responderam de forma desproporcional, lançando bombas de gás lacrimogêneo, efeito moral e gás de pimenta.

Uma correria iniciou e muitos ficaram machucados pelos tombos e pelos efeitos das bombas e gases. A PM iniciou um avanço contra os manifestantes, lançando bombas no meio da passeata e ‘empurrando’ todos para a Catedral. Grupos de manifestantes extremistas viraram carros e banheiros químicos para impedir o avanço da polícia.

A coordenadora de comunicação sindical do SINDIFES, Neide Dantas, viu de perto a ação. “Estava refugiado próximo a ministério do Meio Ambiente. Vi um casal de idosos sendo atacados com gás de pimentas. Eles estavam abraçados e não sabiam o que fazer naquele caos”.

Em outro ponto, da Esplanada, os helicópteros soltavam bombas. “Eu estava no meio da passeata, já retornando para a Catedral. Estava fazendo uma transmissão ao vivo e caiu uma bomba de gás ao meu lado, vinda do alto”, contou Polleto, técnico-administrativos em educação da UFMG.

Por volta das 19h, a PM já havia dispersado toda a manifestação. Tendo cercado, inclusive a única rota de fuga para a rodoviária, a fim de impedir quaisquer novas ações.

PEC 55 é aprovada por 61 votos a favor

O Senado aprovou na terça-feira (29) em primeiro turno o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC 55/2016) que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos. Foram 61 votos favoráveis e 14 contrários. Os senadores se revezaram com discursos favoráveis e contrários à proposta durante sete horas no Plenário. Após a análise de destaques apresentados pela oposição para fazer mudanças no texto — todos eles rejeitados — a sessão foi encerrada à 0h35 da quarta-feira (30). A votação em segundo turno da PEC do Teto de Gastos está programada para 13 de dezembro.

Com informações da Agência Senado
Fotos: Luciana - FASUBRA