Base do SINDIFES participa de Dia Nacional de Luta por Direitos em Belo Horizonte

25/11/2016

Centenas de técnico-administrativos em educação, professores e estudantes da comunidade universitária da UFMG, CEFET-MG e IFMG realizaram uma passeata na manhã desta sexta-feira, dia 25 de novembro, contra a PEC 241 (55), em Defesa da Educação e contra a perda de Direitos. A atividade fez parte do Dia Nacional da Luta por Direitos e das comemorações do Dia Mundial Pelo Fim da Violência Contra a Mulher convocados pela CUT e FASUBRA.

A concentração iniciou por volta das 8h, em frente a Escola de Belas Artes, no Campus Pampulha. Além do diálogo com a comunidade universitária foram distribuídos panfletos denunciando os impactos da PEC 241 (55). Às 9h, os manifestantes saíram em caminhada e panfletagem pela Avenida Antônio Carlos em direção a Praça da Estação. Cerca de 20 mil panfletos foram distribuídos.

Por volta das 11h, a passeata chegou a Praça da Estação, onde trabalhadores dos setores público e iniciativa privada e estudantes secundaristas aguardavam a unificação dos movimentos. Após o encontro, milhares de manifestantes seguiram para a Praça Sete, no coração da capital mineira, e realizaram um grande ato contra a PEC 241 (55) e pelo fim da violência contra a Mulher.

A coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, lembrou, durante o trajeto, que 85% das pesquisas e inovações tecnológicas são feitas nas universidade federais e o congelamento do orçamento irá prejudicar esta área. "Sem as universidades federais formando e realizando pesquisas ficaremos para trás, com tecnologias ultrapassadas e sem competitividade diante das empresas internacionais. As universidades federais são fundamentais para o desenvolvimento deste país", disse ela. Para a presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira, o ato foi uma demonstração de força dos trabalhadores e estudantes que não aceitam a perda dos direitos e das conquistas da última década.