NOTA DE ESCLARECIMENTO À DIREÇÃO DO CEFET-MG

24/11/2016

Com relação ao informe emitido pela Diretoria Geral do CEFET-MG à Comunidade, relativa ao fechamento no dia 23/11/2016 da Portaria do Campus II – Belo Horizonte, o Comando de Greve dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação - TAE desta instituição em conjunto com o Comando Geral de Greve do SINDIFES tem a informar:

1) O fechamento pontual da Portaria do campus II foi uma deliberação do Comando de Greve da Categoria e realizado pelos TAE do CEFET-MG.

2) Os manifestantes que participaram do fechamento pontual da Portaria do CEFET-MG são, membros da comunidade acadêmica; afora estes, os demais são integrantes do Comando Geral de Greve e da direção do SINDIFES, entidade sindical que representa a Categoria dos TAE.

3) Embora a Direção do CEFET-MG tenha estabelecido um diálogo aparentemente respeitoso com os TAE em greve, “buscando evitar constrangimentos de pessoas, assegurar o respeito mútuo e ao patrimônio público, bem como o regular funcionamento das atividades administrativas e, ainda que parcialmente, das atividades acadêmicas”, na prática sua ação contradiz o discurso, uma vez que busca punir e coibir um movimento que tem como principal objetivo defender a sobrevivência da instituição especificamente e, de forma geral, a educação pública, gratuita e de qualidade, ameaçada fortemente pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC)55.

4) Diferente do exposto na nota, as lideranças do movimento são, sim, claramente estabelecidas, e de amplo conhecimento dos gestores do CEFET-MG. A instituição tem, inclusive, servidor TAE que integra a coordenação do SINDIFES.

5) As paralisações e fechamentos causam impactos e produzem reflexões, e não são articulados para causar prejuízos. Os movimentos dos TAE e dos Estudantes tem sido responsáveis e buscam a preservação do patrimônio físico, material e humano e, neste sentido, tem sido garantidas todas as essencialidades da instituição. Reiteramos que a nossa luta é contra o desmonte dos serviços públicos, a PEC 55/16 e toda a agenda de retirada de direitos da população brasileira.

6) Compreendemos a preocupação da administração do CEFET-MG com a manutenção da Instituição, mas insistimos que o momento é gravíssimo e precisamos unir esforços para enfrentar o adversário maior.

7) Por fim, o movimento dos TAE não descumpriu nenhum acordo estabelecido com a Direção do CEFET-MG.

Comando de Greve do CEFEET-MG