MST marca presença em Ato da Comunidade Universitária da UFMG

22/11/2016

Na manhã desta terça-feira, 22, Técnico-Administrativos em Educação, professores e estudantes da UFMG receberam apoio do Movimento dos Sem Terra (MST) durante o Ato no campus Pampulha contra a PEC 241 (55).

Os manifestantes saíram da Faculdade de Educação (FAE) passando pelo prédio do Instituto de Geociências (IGC) e pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEX), onde a professora de história, Laís, dialogou com os estudantes da ocupação, “larga o computador e vem pra cá companheiro, lutar pelo seu direito. A UFMG não é qualquer coisa”. A manifestação ainda visitou a Reitoria, o Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD1), Escola da Ciências da Informação (ECI), Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD2), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), a Faculdade de Letras (FALE) e terminando na Belas Artes.

Durante o percurso as falas informaram, para a comunidade universitária, os prejuízos que a medida do governo trará para setores da Educação e da Saúde. “Se a PEC 241 (55) e a reforma da Previdência forem aprovadas, será o caos para todo povo brasileiro e principalmente para essa juventude que está tentando estudar pra fazer um mundo melhor”, afirmou o Coordenador de Política e Formação Sindical do SINDIFES, Marcelo Pereira.

Ao final da passeata, em um ato simbólico, membros do Movimento dos Sem Terra (MST), doaram alimentos orgânicos aos alunos que estão ocupando os prédios da universidade. Logo em seguida, em uma ação conjunta, plantaram mudas de Ipês no solo da UFMG.

Assembleia discute Ato no dia 25 e serviços essenciais

De acordo com a Coordenadora Geral do SINDIFES, Cristina del Papa, está confirmado o Manifestação no dia 25, o local será decidido pelo Comando de Greve em reunião na tarde desta quinta. Sobre os serviços essenciais na Greve, Cristina pediu para que a Categoria avaliasse o documento pontuando os serviços – disponível no portal – e enviassem as contribuições e acréscimos para o comando de greve.

Informou também que para participar da caravana à Brasília, no próximo dia 28, é necessário ser sindicalizado, estar saudável e apto a participar da longa caminhada pela esplanada e da vigília, além de estar em Greve e participando das atividades. As inscrições serão presenciais, nas assembleias e atividades de greve, com o integrantes do comando.