Morre Jair Pereira dos Santos, militante incansável da luta pelos direitos dos servidores técnico-administrativos

24/10/2016

Faleceu, no domingo, 23 de outubro, o Trabalhador Técnico-Administrativos em Educação, Jair Pereira dos Santos, servidor aposentado da Escola de Engenharia da UFMG, onde trabalhou por mais de 40 anos. Nascido em 12 de setembro de 1936, em Belo Horizonte, faleceu aos 80 anos de idade, completados recentemente, de causas naturais. Era filiado ao SINDIFES desde o mês de abril de 1993, poucos meses após a criação do Sindicato.

“Seu Jair”, como era chamado, foi um defensor incansável da luta dos trabalhadores das universidades públicas. Era conhecido nacionalmente pela sua batalha pelo direito de todos os servidores públicos à isonomia salarial entre os poderes, bandeira pela qual envidou todos os seus esforços em mais de 40 anos de militância. Na sua jornada ativista, participou ativamente do movimento sindical, tendo sido coordenador do SINDIFES e da FASUBRA Sindical, entidade na qual ocupou a Coordenação de Aposentados e Pensionistas.

Nos últimos anos, mesmo debilitado em decorrência de um acidente vascular cerebral, “Seu” Jair participava das inúmeras atividades do Sindicato e da Federação, como encontros, seminários, assembleias, plenárias e congressos, numa demonstração da importância que dava à luta dos trabalhadores e trabalhadoras das IFES, tornando-se um exemplo para a Categoria.

Missa de Sétimo Dia

A Missa de Sétimo Dia do senhor Jair Pereira dos Santos será realizada na sexta-feira, dia 28 de outubro, às 19h, na Igreja de São José, à Rua dos Tupis, 164, Centro, Belo Horizonte, em horário a confirmar.

Jair Pereira à direita.