Categoria aprova suspensão da Greve e retorno aos trabalhos no dia 13/10

11/10/2016

Em Assembleia de Greve Unificada, na manhã de terça-feira, 11 de outubro, os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG aprovaram a suspensão da Greve e o retorno aos trabalhos na próxima quinta-feira, dia 13. Os TAE do CEFET-MG e da UFVJM também realizaram assembleias setoriais e deliberaram pela suspensão do movimento, com indicativo de retorno para a mesma data e condicionado à aprovação da assembleia unificada.

A decisão foi tomada após avaliação dos informes do comando de greve e da conjuntura, feita pela assembleia. No entendimento da maioria, o isolamento do movimento grevista, que não teve uma resposta da efetiva da FASUBRA e das demais entidades da sua base, bem como a votação expressiva pela aprovação da PEC 241/16, na madrugada desta terça, pesaram contra a manutenção do movimento.

A Categoria avaliou ainda, que o movimento foi importante para tirar da inércia as comunidades universitárias das IFES e alertá-las para a devastação que a PEC 241/16 trará para os serviços públicos. A greve possibilitou, também, a realização de atos de denúncia à sociedade contra o projeto de sucateamento da Educação do governo Temer, além de ter possibilitado, com a realização de seminários e palestras, a compreensão da conjuntura e a extensão dos danos causados pelos projetos em andamento no Congresso.

Para a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, o movimento foi vitorioso em seu propósito. “Nesta luta de tentar denunciar e barrar a PEC 241/16 foi só a nossa Categoria, a base do SINDIFES, que fez a sua parte na mobilização e convencimento da necessidade de se entrar em greve de forma imediata . Infelizmente, não conseguimos fazer com que a FASUBRA saísse da inércia”, pontuou.

Encaminhamentos

Foi aprovado o retorno aos trabalhos no dia 13 de outubro por ampla maioria, nenhum voto contrário e 19 abstenções. O estado de greve foi mantido, aguardando o calendário e as orientações da FASUBRA.

Também foi deliberada a participação nos atos, paralisações e intervenções da CUT, FASUBRA, Frente Brasil Popular e demais entidades sindicais e movimentos sociais ligados à defesa da Educação, Saúde, Democracia e Serviços Públicos.