Participação na Conferência: territorialidades e humanidades será atividade de greve

04/10/2016

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará, sob os auspícios do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) e da Unesco, a Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades, a ser realizada em Belo Horizonte, no período de 4 a 7 de outubro de 2016.

A UFMG foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – por meio de seu Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) – para sediar a prévia sul-americana da conferência global.

Diante dos problemas contemporâneos, o objetivo dos eventos é refundar o campo das ciências humanas, aprofundando sua dimensão transdisciplinar, de forma a retomar o seu papel de protagonista na busca por soluções para os problemas da sociedade contemporânea.

O Comando de Greve da UFMG está orientado que os TAE que estão em Greve participem do evento como atividade de formação durante o movimento paredista.

Com foco na promoção desse debate, a programação da conferência sul-americana foi estruturada em dez eixos temáticos, que orientam tanto as dez mesas-redondas que atravessam os quatro dias de programação quanto as 35 comunicações coordenadas que serão realizadas na quinta-feira, dia 6 – além das mais de cem apresentações de pôsteres já confirmadas para o mesmo dia.

Participam das atividades professores e pesquisadores de instituições de ponta de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos, Peru, Portugal e Uruguai, além de pesquisadores que atuam na UFMG e em outras universidades do Brasil – e também personalidades de fora do âmbito acadêmico, mas atuantes no campo pragmático das ciências humanas. Da concepção à realização, o evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

O encerramento será realizado por John Crowley, da Unesco, em palestra coordenada por Luiz Oosterbeek, secretário-geral do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) da Unesco e membro da equipe de coordenação do Ano Internacional do Entendimento Global. Em suas pesquisas, John Crowley – que é líder de equipe da Unesco para a temática “mudança ambiental global” – interessa-se especialmente pela temática da imigração, das relações raciais e das mobilizações das minorias.

Clique aqui para acessar o hotsite do evento.

Fonte: www.ufmg.br