Ato em Defesa da Educação na UFMG, dia 29, tem participação da presidenta da CUT-MG

29/09/2016

A comunidade universitária da UFMG e trabalhadores do CEFET-MG realizaram, nesta quinta-feira, dia 29, um Ato no campus Pampulha em Defesa da Educação, da Saúde e Contra a PEC 241/16.

Centenas de manifestantes percorreram o campus distribuindo panfletos e alertando a comunidade para os riscos da aprovação da PEC 241/16. A presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira participou da ação que integrou o calendário nacional da CUT na luta contra os retrocessos e ataques aos trabalhadores realizado pelo governo Temer. Beatriz informou que caso a emenda seja aprovada, os serviços públicos ficarão sucateados pelos próximos 20 anos, inviabilizando o atendimento público nas áreas da educação, saúde e seguridade social.

Neide Dantas, coordenadora de Comunicação do SINDIFES, lembrou do estrago que a Medida Provisória 746/16 fará ao Ensino Médio, "estamos aqui, em frente a Faculdade de Educação, de forma muito simbólica, pois será uma das mais prejudicadas se a MP 746/16, do Ensino Médio, entrar em vigor. Porque as licenciatura não mais existirão, elas serão desnecessárias. Os cursos de licenciaturas, que formam professores, serão totalmente alijados, a profissão de professor será desqualificada. É sobre isso que nos temos que discutir, se é este tipo profissional que queremos nas salas de aula do ensino médio."

Ao final do percurso, foi feito um abraço simbólico na Reitoria da UFMG como demonstração da vontade da Comunidade Universitária em defender a Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente Referenciada.