Milhares de manifestantes tomam as ruas contra a PEC 241/16 e em Defesa da Educação

22/09/2016

Milhares pessoas se reuniram, na manhã desta quinta-feira, dia 22, na Praça da Estação para o Paralisação Nacional em Defesa da Educação e Saúde e contra a PEC 241/16 que contou com um passeata até a Praça da Assembleia. Trabalhadores e estudantes tomaram as ruas do hipercentro da capital mineira carregando bandeiras, faixas e cartazes que denunciavam os ataques a classe trabalhadora, além das política de ajuste fiscal que retira direitos dos trabalhadores e desmonta os serviços públicos.

Organizada pela CUT-MG, a caminhada ainda teve apoio de outras centrais sindicais, e vários sindicatos, entidades estudantis e movimentos sociais. A coordenadora de comunicação do SINDIFES, Neide Dantas, lembrou que os cortes na Educação irá impedir que as instituições federais de ensino continuem prestando serviços gratuitos de qualidade, "cortaram 20% da verba de custeio e 40% da verba de investimento. Estão acabando com a pesquisa científica e com a assistência estudantil", discursou ela.

Para a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, a sociedade precisa se alertar para as reformas da previdência e trabalhistas proposta pelo governo Temer. "Vão impedir as pessoas de se aposentarem, quebrar a paridade entre ativos e aposentados no serviço público. As medidas propostas irão impactar a todos, celetistas e funcionários públicos", informou.

A passeata passou pela Avenida Amazonas e posteriormente Avenida Olegário Maciel, terminando na Praça da Assembleia. A audiência pública que deveria começar às 14h30 sofreu um atraso. Durante todo o trajeto houve panfletagem sobre as ameaças da PEC 241/16 de demais tentativas de retirar direitos. A atividade também fez parte do calendário de mobilização convocado pela FASUBRA.