Assembleia decide que Categoria participará das atividades da paralisação nacional, dia 22

20/09/2016

Na manhã desta terça-feira, 20 de setembro, os Técnico-Administrativo em Educação da UFMG, iniciaram a discussão sobre a continuidade, ou não, da Greve da Categoria, tendo em visto que a Plenária Nacional da FASUBRA deliberou por apontar estado de greve e a possível deflagração de uma greve nacional para a segunda quinzena de outubro, juntamente com outras categorias do serviço público. Ainda, os presentes argumentaram que não haviam realizado debates nas unidades sobre a manutenção ou finalização do movimento grevista da base do SINDIFES.

Avaliações

A resolução da plenária da Fasubra de adiar a discussão sobre a Greve Nacional da Educação para outubro, associada à orientação do Fórum de Servidores Públicos Federais (FONASEFE) de dar continuidade à participação em manifestações e paralisações, mas adiar a decisão sobre a greve geral para a segunda quinzena de outubro, provocou grande insatisfação na Categoria. Assim, o comando local de greve, ao analisar e concluir que os objetivos do movimento, de denunciar e informar à comunidade sobre os riscos do congelamento e desmonte do serviço público alcançaram êxito, optou por propor a suspensão da greve. Contudo, cabe à Categoria decidir pela continuidade ou não da greve, considerando, também, que a pedido de Temer, haverá a aceleração da tramitação da PEC 241/2016 pela Câmara dos Deputados.

Atividades em defesa da universidade

Em reunião na Escola de Belas Artes da UFMG, realizada na segunda-feira, 19, com a participação de TAE, alunos e professores, deliberou-se por haver participação conjunta dos três segmentos na Paralisação Nacional do dia 22 de setembro. Informou-se, ainda, que seria solicitada à PRORH que reagendasse as atividades marcadas para esta data, para que todos possam participar das manifestações marcadas para o dia de paralisação. A programação completa será divulgada no site do Sindifes e na página do Facebook.
Agenda da greve

Foi marcada a realização de atividades de mobilização nas Escolas de Educação Física e Farmácia, na quarta-feira, 21 de setembro, às 9 horas. Haverá, ainda, o Seminário “Governo sem Voto, Orçamento sem Povo” ministrado pelo, assessor técnico da Câmara dos Deputados, Flávio Tonelli, na próxima sextaa, 23 de setembro, às 9h no auditório da Reitoria.

A discussão sobre a deliberação da continuidade da greve ocorrerá na próxima Assembleia Geral Unificada, que ocorrerá na segunda-feira, 26 de setembro, às 9 horas, na Reitoria da UFMG.