Base do SINDIFES participa de Paralisação Nacional em Defesa da Educação

11/08/2016

Os Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES realizaram, nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, uma Paralisação Nacional em Defesa da Educação em todas as instituições de sua base. A atividade é uma resposta aos ataques ao Serviço Público por meio de projetos de lei e cortes orçamentários, entre outros.

Trabalhadores da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG panfletaram as comunidades no entorno de seus campi, entregando uma carta aberta que alerta para os perigos da PL257/16, PEC241/16 e PL4.567/16. As duas primeiras propostas reduzem e limitam os orçamentos da União, Estados e Municípios por até 20 anos, proibindo reajustes de contratos e salários, comprometendo a manutenção das estruturas e equipamentos e, consequentemente, dos serviços. Já o PL4.567/16 altera drasticamente a exploração do Pré-Sal, privatizando o serviço e desvinculando indiretamente os royalties da Educação e da Saúde.

Assembleia na UFMG

Na UFMG, foi realizada uma assembleia em frente à Escola de Belas Artes, em que foram repassados os informes sobre a luta contra o PL257/16, a PEC241/16 e o PL4.567/16. Segundo ele, a resistência precisa continuar e o momento é de intensificação da mobilização. "Tem muita gente que nem sabe o que está acontecendo, estão indiferentes a desvinculação de verbas da saúde e da educação. Estamos em um movimento não partidário e em defesa do Serviço Público em geral. Não é um movimento volta Dilma, e sim um movimento de volta aos nossos direitos que estão tentando tirar", explicou Rogério Fidelis, coordenador de Políticas Sociais e Anti-Racismo.

Rogério ressaltou a importância de todos trabalharem para mobilizar suas unidades, explicando os impactos dos projetos de lei e a necessidade de um movimento forte em defesa do Serviço Público. Ficou agendado para a próxima quinta, dia 18, uma Assembleia às 9 horas, no auditório da Reitoria, para debater a pauta proposta para a Greve, prevista para ser deflagrada no dia 22 de agosto.

Clique aqui para acessar o panfleto distribuído durante a Paralisação.