TAE do IFMG aprovam indicativo de Greve para o dia 22 de Agosto

08/08/2016

Os Técnico-Administrativos em Educação do IFMG aprovaram o Indicativo de Greve para o dia 22 de agosto e a participação na Paralisação Nacional em Defesa da Educação no dia 11 de agosto. Os encaminhamentos foram deliberados em Assembleia, na manhã desta segunda-feira, dia 8 de agosto, na Reitoria do Instituto, em Belo Horizonte.

30 horas no IFMG

O processo de implantação das 30h no IFMG também foi ponto de pauta na Assembleia. De acordo com o Coordenador de Comunicação Sindical do SINDIFES, Reinaldo Trindade Proença, a minuta da resolução foi recomendada por unanimidade no Colégio de Dirigentes, um dos colegiados superiores do IFMG . As decisões dos colegiados superiores têm forma de resoluções para o Conselho Superior e de recomendações para o Colégio de Dirigentes.

“A resolução está muito boa, a comissão vem realizando um excelente trabalho e tivemos uma defesa coesa no Colégio de Dirigentes. Foi pedido que se faça alguns ajustes no documento, sem prejuízo nas ideias centrais. A comissão irá estudar as propostas de alterações agora”, informou.

Reinaldo lembrou que nenhuma instituição teve a oportunidade de aprovar as 30h em tão pouco tempo, e isso foi possível em função de acumulo da categoria na temática e empenho de todos. No momento é preciso que a Categoria participe da mobilização e das atividades, sob pena de perder a oportunidade desta conquista.

Paralisação, Greve e ataques ao Serviço Público

O governo interino tem promovido diversas ações para atacar o serviço público, o PL 257/16 e a PEC 241/16 são um forte exemplo, além de congelar salários e novos investimentos na educação, os projetos permitem programas de demissão voluntária e arbitrária para conter despesas. Há também uma tentativa de reduzir o serviço público, passando a tarefa a iniciativa privada por meio de privatizações.

Junto a estas ameaças, ainda há a desvinculação das receitas da União, o que a desobrigaria de investir um percentual mínimo na educação e na saúde, por exemplo, facilitando ainda mais o desmonte do estado.

Diante deste cenário, foi avaliado que o momento da mobilização para garantia do serviço público de qualidade é agora, antes que os projetos avancem no Congresso e Senado.

Encaminhamentos aprovados

- Paralisação Nacional em defesa da Educação no dia 11 de Agosto
   - Indicativo de Greve em Defesa da Educação e do Serviço Público para segunda quinzena de  Agosto