SINDIFES promove seminário para debater a realidade das Mulheres nos campi universitários

24/06/2016

O SINDIFES realizará, no dia 7 de julho, quinta-feira, às 9h, o Seminário: "As Mulheres no Ambiente Universitário: Direitos, Segurança e Oportunidades", no auditório 1 da FACE-UFMG, no Campus Pampulha, na avenida Antônio Carlos, 6627. O objetivo é debater questões que permeiam a realidade das mulheres trabalhadoras e estudantes no ambiente universitário, visando a efetiva implementação e manutenção de políticas específicas para as elas.

Será também uma oportunidade de discutir e propor ações no sentido de garantir melhores condições de segurança às mulheres que trabalham e ou estudam, especialmente no período noturno; a resolução do impasse relacionado ao fim do término do convênio entre a UFMG e a PBH, relativo à Creche/UMEI Alaíde Lisboa; a situação das mulheres trabalhadoras que tenham filhos/as e ou outros dependentes especiais, das mães que amamentam, dentre outros aspectos.

Na visão da coordenadora de comunicação sindical do SINDIFES, Neide Dantas, "o Seminário pretende colocar em evidência as demandas específicas das mulheres, abrindo o debate sobre a necessidade de se implementarem ações que proporcionem às mesmas as garantias efetivas ao exercício das suas funções, sem que elas sejam penalizadas por serem mães, companheiras e trabalhadoras".

Clique aqui para se inscrever no Seminário (a inscrição também poderá ser feita no local)

Programação:

09h – Mesa de Abertura

9h30 – Palestra: Mulheres no ambiente universitário: disputas e afirmação
Yone Maria Gonzaga: Técnica-administrativa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Atualmente cedida à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais e Superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional. Doutoranda e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG

10h15 – Palestra: "Mulheres e violência no âmbito das Universidades"
Marlise Matos: Graduação em Psicologia pela UFMG, Aperfeiçoamento em Metodologia Quantitativa pela UFMG, Mestrado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas- SBI/IUPERJ, Formação Complementar em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidad de La Republica (UDELAR, 2005) e Universidad de Buenos Aires (UBA, 2009), com apoio das Nações Unidas (ACNUR e ACNUDH). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política da UFMG e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher - NEPEM e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero - CIFG (UFMG).

12h30 – Almoço

14h – Palestra: Atenção às vítimas de violência sexual e os direitos reprodutivos das mulheres na UFMG
Gislene Valadares: Psiquiatra pela ABP, membro e fundadora da Seção de saúde Mental da Associação Mundial de Psiquiatria e do Ambulatório de saúde Mental da mulher do HCUFMG, AMEFI UFMG e membro da Comissão de atendimento a violência sexual do mesmo HCUFMG.

14h45  – Palestra: A cultura do estrupo: o que você tem a ver com isso?
Silvilene Giovane Martins Pereira: Técnica-administrativa da UFMG; possui graduação, em Direito, Especialização em Direito Civil e Processo Civil; Mestranda do Programa de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG.  Atua em projetos interdisciplinares destinados à pesquisa das causas da violência nos seus múltiplos aspectos, ligados ao Núcleo de Promoção de Saúde e Paz, da Faculdade de Medicina da UFMG. Atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania e democracia, políticas públicas, violência e promoção de saúde e políticas públicas de gênero e raça.

15H35 - Debate

17h - Encerramento