Jornada de 30h é implantada no HC-UFMG

13/06/2016

A jornada de 30h no Hospital das Clínicas da UFMG foi implantada nesta segunda-feira, dia 13 de junho. A autorização para o início da jornada foi dada pelo reitor da UFMG, o professor Jaime Ramirez na última quinta-feira, dia 9 de junho.

A princípio, a direção do HC-UFMG pensava em implantar a jornada a partir do dia 1º de julho. O adiantamento do prazo só foi possível com a intervenção e pressão da direção do SINDIFES. "Hoje é um dia histórico para os TAE da UFMG na luta pelas 30h. A implantação na primeira unidade nos dá mais força para lutarmos e demonstrar que estamos no caminho certo", afirma Cristina del Papa, coordenadora geral do SINDIFES.

Com a implantação, os TAE que realizavam a jornada de 31h15 passam a realizar a jornada de 30h, assim como os trabalhadores de outros setores contemplados, principalmente os ambulatórios. Para Cristina, a aplicação da jornada irá reduzir as tensões e ansiedades dos Trabalhadores do HC-UFMG e também ajudar a pressionar os diretores das demais unidades, que integram o projeto piloto das 30h, a iniciarem a implantação. "Também já acordamos com a Reitor que os setores da Reitoria, DAST e os CAD's, entrarão no projeto piloto, e negociamos para que a Portaria da jornada especial para os servidores estudantes seja publicada até o final de junho”, complementou a coordenadora.

A implantação e execução da jornada de 30h do HC será monitorada por comissão interna paritária, composta por cinco representantes dos trabalhadores, indicados pelo Sindicato, e cinco representantes da administração.

Atualizada às 12h40 do dia 14/06/2016