Conselho Universitário qualifica de ‘grave retrocesso’ fusão entre o MCTI e Comunicações

06/06/2016

A fusão entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o das Comunicações é vista com “profunda preocupação” pelo Conselho Universitário da UFMG, segundo nota divulgada pelo órgão na noite desta segunda-feira.

“Tendo em vista a distância procedimental, de objetivos e missões entre as duas pastas, este Conselho entende que essa fusão implicará retração do desenvolvimento científico e tecnológico do país, com resultados nefastos para a própria economia nacional, posto que o setor de ciência, tecnologia e inovação tem impacto decisivo na produção do conhecimento necessário à promoção da cidadania e ao desenvolvimento das nações modernas”, registrou a instância máxima de deliberação da UFMG.

Na avaliação dos integrantes do Conselho, a atuação do Ministério nas últimas três décadas foi decisiva para a consolidação de um sistema nacional de ciência e tecnologia e estimulou os estados da federação a estruturar suas respectivas secretarias de C&T e agências de fomento.

Leia a íntegra do comunicado.