Comunidade universitária da UFMG se mobiliza pela volta do MCTI

06/06/2016

No dia 08 de junho, quarta-feira, um grupo de professores, técnico-administrativos e estudantes da UFMG promove um ato no gramado da Reitoria da UFMG contra a  recente extinção do Ministério de Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI), fundindo-o com o de Comunicações em uma única pasta.  O ato intitulado "Movimento pela Ciência Brasileira. UFMG na luta pela volta do MCTI" tem por objetivo evitar  um sério retrocesso, uma vez que a extinção do MCTI simboliza a falta de uma agenda governamental para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia brasileiras. Trata-se de uma ação imediatista que irá gerar uma economia irrelevante em curto prazo, sem atentar para a falta de perspectiva em longo prazo.

Uma breve reflexão sobre a história da humanidade deixa muito clara a conexão entre a produção do conhecimento e a prosperidade das civilizações. Cientes dessa conexão, EUA, União Europeia e Japão aplacaram suas recentes crises econômicas com investimentos massivos em Ciência e Tecnologia. Países emergentes em franca rota de desenvolvimento vêm fazendo o mesmo. A China aposta mais de 2% do seu PIB em desenvolvimento tecnológico, e esse número é um mínimo investido na área em nações com alto índice de desenvolvimento humano. O que estes povos sabem muito bem é que não haverá futuro melhor para seus filhos e netos se não houver um investimento crescente na busca do desenvolvimento tecnológico e retenção de conhecimento.

Os integrantes do Movimento externam a sua preocupação com a iminente possibilidade de as agências de fomento científico virem a disputar recursos com grandes empresas de comunicação no mesmo ministério. Não há de se almejar dias melhores para as futuras gerações se porventura houver um avanço de grandes corporações de mídia sobre a ainda frágil estrutura de desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Por este motivo, chamamos a comunidade da UFMG para protestar na próxima 4a. feira, 8 de junho, às 12 horas no gramado em frente à Reitoria.