UFMG fará reunião preparativa para Semana de Saúde Mental, nesta segunda, 11

08/04/2016

A UFMG relizará o 2º Conversatório sobre a IV Semana de Saúde Mental e Inclusão Social na próxima segunda-feira, dia 11 de abril, às 9h, no auditório da Reitoria. A reunião é aberta a Comunidade Universitária e o tema do encontro serã "Saúde Mental dos Estudantes.

Os Conversatórios são eventos preparativos para IV Semana de Saúde Mental e Inclusão Social que será realizada entre os dias 16 e 20 de maio com o tema "Por uma vida menos solitária". Evento este que é promovido anualmente em vários espaços da UFMG, no campus Pampulha, Faculdade de Direito e campus Saúde. É pautado na temática da saúde mental com o foco na reforma psiquiátrica e no SUS, fomentando a discussão e mobilização de diversas instituições envolvidas e atores sociais relevantes que tem se articulado na afirmação da atual política de saúde mental brasileira, que preconiza o tratamento em liberdade e a promoção de saúde. A Semana de Saúde Mental tem o intuito de celebrar e divulgar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o “18 de maio” – os movimentos sociais e a rede de atenção à saúde mental, promovendo o intercâmbio de informações acerca de políticas públicas e incentivando o diálogo entre a rede substitutiva de saúde mental e a comunidade interna e externa à UFMG.

Ao final da IV Semana de Saúde Mental serão elaboradas, junto à Comissão Institucional de Saúde Mental, as diretrizes para uma política institucional de saúde mental no âmbito da UFMG.