Milhares se reúnem em prol da Democracia em Brasília e em várias cidades pelo país

01/04/2016

Não importa se os números foram 200, 150 ou 50 mil manifestantes em Brasília, nesta quinta-feira, dia 31 de março. Quem esteve lá, neste momento histórico, viu um mar de gente marchando por quilômetros, do Estádio Mané Garrincha até o Congresso Nacional, unidos por um só grito “não vai ter golpe!”. Eram tantos que a marcha que começou às 17h terminou por volta das 20h, quando o gramado da Congresso e parte da esplanada foram tomadas pelos manifestantes. A data torna-se mais importante por ter sido em 31 de março de 1964, o inicio do golpe que implantou a ditadura no Brasil.

Grande parte dos manifestantes estava ali para defender o Governo e assegurar que o mandato seja cumprido até o final, acreditando nas conquistas alcançadas e nas melhorias na vida dos trabalhadores. Porém, é importante dizer que também haviam manifestantes que não apoiam o Governo, mas são contra a manipulação midiática e a tentativa de golpe, via judiciário e legislativo, que está em curso.

Bandeiras de partidos de esquerda e centrais sindicais radicalmente opositoras ao Governo estavam presentes, e foram bem aceitas na marcha, pois ali, todos sabiam que o mais importante era garantir a democracia e evitar um retrocesso aos tempos de ditadura.

O SINDIFES, Sindicato Cutista, desde sua criação, atendeu ao chamado da maior Central Sindical da América Latina e enviou uma caravana com cerca de 50 pessoas. Estima-se que foram mais de 2.500 ônibus de todos os cantos do país. Era fácil encontrar baianos, paulistas, cariocas, alagoanos, catarinenses e, claro, mineiros, de todas as classes, dos setores privado e público. Os movimentos estudantis e sociais também marcaram presença, assim como o MST, o Movimento dos Atingidos por Barragens e muitos outros.

Um dos caravaneiros afirmou, “Nunca vi tanta gente aqui em Brasília. Estou a muitos anos na luta e esta é a maior e mais bonita manifestação que já participei”, disse emocionado. Ao final da passeata, sindicalistas, políticos e artistas discursaram em defesa da democracia e contra o golpe. Apesar da divergëncia entre os numeros, a organização estimou que 200 mil pessoas marcaram presença, porém, o mais importante foi a demonstração de força e de mobilização.

Ato em BH reúne mais de 30 mil por toda a cidade

Em BH a concentração foi na Praça Afonso Arinos e a marcha até a praça da Estação, onde foi realizado um show com mais de 30 artistas, entre eles Vander Lee, Gabriel Guedes, Toninho Horta, Chico Amaral e outros.

Atos foram pautados pela defesa da Democracia

A Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo realizam manifestações unitárias em diversas cidades do Brasil e do mundo. Na pauta dos protesto estão: em defesa da democracia – golpe nunca mais; contra o ajuste fiscal – por outra política econômica; e em defesa dos direitos trabalhistas – contra a reforma da Previdência.

“Não permitiremos que o processo democrático do nosso país seja interrompido. Não aceitaremos nenhum direito a menos. Vamos tomar às ruas e o nosso grito ecoará nos quatro cantos do país: não vai ter golpe!”, defendem os movimentos populares, sindicatos, organizações políticas e militantes sociais que fazem parte das frentes.

Brasília/DF

Publicado por Sindifes Comunica em Sexta, 1 de abril de 2016