Assembleia repassa informes sobre as 30h na UFMG e convoca Categoria para ato nesta sexta

17/03/2016

Em Assembleia na manhã desta quinta-feira, dia 17 de março, no Auditório da Reitoria da UFMG, os Técnico-Administrativos em Educação elegeram os delegados que irão representar a Categoria na próxima plenária da FASUBRA, nos dias 1, 2 e 3 de abril, em Brasília, Distrito Federal. Também foram repassados os informes sobre as 30 horas na UFMG e sobre a CASU, com a presença do diretor de Relações Interinstitucionais, Marcos Roberto Moreira Ribeiro, o Capi, que prestou informações e ouviu as dúvidas dos trabalhadores sobre as mudanças do Plano Convencional da Caixa de Assistência.

Ato em Defesa da Democracia

Os presentes foram informados sobre a atividade convocada pela CUT, que será realizada nesta sexta-feira, dia 18, pela Frente Brasil Popular-Minas, que reúne entidades e partidos - um ato na Praça Afonso Arinos, no centro de BH, a partir das 16h. O objetivo é denunciar e marchar contra a tentativa de golpe no país e os ataques à democracia.

Seminário sobre aprimoramento da Carreira

O SINDIFES está organizando um Seminário sobre Aprimoramento da Carreira, em abril, em data a ser, ainda, definida (dia 18 ou 19). No evento, serão discutidas as propostas de alterações na carreira e nos cargos do PCCTAE, que posteriormente serão aprovadas em Assembleia e enviadas para a FASUBRA. O SINDIFES abrirá espaço para todos participarem desta fase, contribuindo com propostas sobre o tema e, inclusive, com a reformulação das atividades de cada cargo.

Acordo de Greve está garantido, assim como aumento salarial de agosto

Devido às dúvidas surgidas com relação ao adiamento ou cancelamento do reajuste salarial de 5%, previstos para o próximo mês de Agosto, acordado ao final da greve de 2015, a informação oficial do Sindicato é de que o Acordo de Greve está mantido com o percentual já incluído no orçamento/2016, já aprovado.

Até o momento, o Governo vem cumprindo o acordo, tal como o pagamento do reajuste do auxílio alimentação e auxílio saúde, pagos desde janeiro deste ano.

30 Horas na UFMG

O Reitor comunicou ao Sindicato as unidades que estarão no projeto piloto das 30h. Foram convidadas a participar, neste primeiro momento, as escolas de Enfermagem e de Engenharia, as faculdades de Educação e de Letras, os institutos de Geociências, de Ciências Biológicas, de Ciências Exatas e de Ciências Agrárias, este último em Montes Claros, e a Biblioteca Central. A informação pode ser acessada no Portal da UFMG – pelo link: https://www.ufmg.br/online/arquivos/042587.shtml .

O Hospital das Clínicas também terá seu projeto de 30h, mas por ser uma unidade especial, o processo está sendo conduzido pelo próprio órgão, com supervisão da reitoria. Nesta semana, o Conselho Diretor do HC aprovou o projeto e aguarda a autorização do reitor para iniciar a implantação. No caso do HC-UFMG, o SINDIFES havia garantido aos TAE da área da saúde a jornada de 30h15m.

Após o feriado de Páscoa, haverá reunião entre reitor e diretores das unidades escolhidas para que se inicie o processo de implantação. Ainda não há informações sobre quais setores nas unidades serão contemplados neste primeiro momento.

Conforme a direção do Sindicato vem informando durante todo o processo de luta pelas 30h, inicialmente nem todas as unidades e setores estarão incluídos. De acordo com a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, o momento é um importante passo para comprovar que a jornada funciona e, posteriormente, poderá ser ampliada para as demais unidades e setores. “A luta pelas 30h não acabou, teremos que solucionar os problemas e garantir que tudo funcione como queremos. Os diretores vão se ater aos pontos negativos e nós temos que lutar para solucionar estes pontos”, afirmou. A coordenadora lembrou, ainda, que a luta continua e é importante que todos se mantenham firmes, participando das atividades e discussões.

Avaliação de Desempenho da UFMG

O processo de avaliação de desempenho dos TAE já está aberto. É importante que todos participem e possam responder ao questionário dentro do prazo estipulado. Foi esclarecido que os TAE do HC-UFMG devem participar do processo da Universidade e não devem fazer a avaliação da EBSERH.

Mestrado Profissional para os TAE´s da UFMG

O início do processo de seleção para o Mestrado Profissional não será realizado em maio, conforme era a expectativa da Reitoria e do Sindicato. A data mais provável para o início é o mês de Agosto. O SINDIFES também está articulando para que seja aberta uma nova turma do curso de elaboração de projetos para mestrado e doutorado, pois foram mais de 600 inscritos e apenas 150 contemplados.

SINDIFES consegue redução da carga horária para trabalhadora TAE, mãe de filho com necessidades especiais

A assessoria jurídica do SINDIFES ganhou uma importante causa, que reduz a jornada de trabalho de 40h para 20h, sem redução salarial, para uma Técnica-Administrativa em Educação, mãe de um filho com necessidades especiais. A redução pedida pelo Sindicato foi para 30h, porém, avaliando o caso, o juiz determinou a concessão de 20h.

O Sindicato está convocando mães ou pais, que tenham a guarda de seus filhos com necessidades especiais, para ajuizarem uma causa coletiva, solicitando a redução. Também está buscando articular com a Reitoria para que esta redução seja feita administrativamente, sem a necessidade de ingresso na justiça.

Servidores estudantes na UFMG

Na próxima segunda, dia 21, o Sindicato irá se reunir com a Comissão do Plano de Desenvolvimento dos Servidores para discutir uma portaria regulamentando a liberação dos servidores estudantes. O objetivo é promover a igualdade da liberação entre servidores docentes e TAE.

Eleição para representantes nos órgãos consultivos e deliberativos da UFMG

No dia 6 de abril, em toda a Universidade, e no dia 5, apenas no Hospital das Clínicas, servidores docentes e técnico-administrativos vão às urnas para escolher representantes em órgãos colegiados e comissões da UFMG. A comissão eleitoral tem até hoje, quinta-feira, dia 17, para homologar as chapas.

Plano Convencional da CASU

Foram apresentadas as mudanças efetivadas no plano Convencional da CASU, conforme aprovado na assembleia da Caixa de Assistência, realizada recentemente na UFMG. A justificativa da coparticipação no plano Convencional é a de que ele estava gerando déficit e os demais planos estavam tendo que suprir este diferença negativa, o que tornaria inviável o Plano a longo prazo. Outras informações na CASU ou no link: https://www.casu.com.br/Site/noticias_ler.aspx?CodTipNot=1&id=1203.