SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Ato Nacional em Defesa da Democracia, dos Direitos Sociais E Contra o Golpe

17/03/2016
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


Manifestação da Frente Brasil Popular-Minas, que reúne entidades e partidos, será nesta sexta, 18/3, na Praça Afonso Arinos, com concentração a partir das 16h, no centro de BH.

A Frente Brasil Popular - Minas realiza nesta sexta, 18/3, o Ato em Defesa da Democracia, dos Direitos Sociais e Contra o Golpe, em Belo Horizonte. A Frente mineira espera caravanas de todas as regiões do Estado.

O Ato é convocado nacionalmente pela Frente Brasil Popular e ocorrerá em todos os estados brasileiros.

A criminalização dos movimentos sociais e partidos, a privatização das estatais, a política econômica que pode retirar direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, a possível reforma da Previdência, entre outros, são temas que direcionam a mobilização da Frente Brasil Popular.

A Frente Brasil Popular destaca que a democracia e o repúdio a qualquer tipo de golpe no país é parte integrante desta pauta de luta, especialmente porque a história do país já mostrou que um golpe de Estado significa arrocho salarial, fome e miséria para o povo.

Criada em 2015, a FBP reúne centrais sindicais, movimentos sociais e populares, partidos políticos, parlamentares e intelectuais, para, com unidade, enfrentar essa pauta da classe dominante.

Em Minas Gerais, além de Belo Horizonte, estão previstos também atos públicos em Uberlândia, às 16h, com concentração no Terminal Rodoviário; em Juiz de Fora, a concentração será às 17h30, na Praça da Estação; em Uberaba, o ato será a partir das 17h, na Praça Rui Barbosa. Em Governador Valadares também haverá manifestação, ainda a confirmar local e hora.    

Oficinas de arte e trajeto

Na Praça Afonso Arinos será montada uma tenda, a partir das 10h, quando os militantes farão oficina de arte, para produção de cartazes, distribuirão panfletos e performances culturais. A concentração para o ato, seguido de passeata, será às 16h, com previsão de saída da caminhada entre 17h30 e 18h. 

O trajeto será saída da praça pela Av. João Pinheiro, rua Timbiras, Av. Afonso Pena, Praça Sete, Av. Amazonas, Praça da Estação. 

 

18 de março

A data de 18 de março foi escolhida em referência a data de instauração do primeiro governo operário da história, a Comuna de Paris, na mesma data, em 1871. Os operários se insurgiram contra as forças conservadoras que desejavam a rendição da França diante da invasão por parte do Reino da Prússia.

Durante a guerra franco-prussiana, as províncias francesas elegeram para a Assembleia Nacional francesa uma maioria de deputados monarquistas francamente favoráveis à capitulação ante a Prússia. Considerada a primeira república proletária da história, a Comuna de Paris adotou uma política de caráter socialista, baseada nos princípios da Primeira Internacional dos Trabalhadores.  

Frente Brasil Popular-Minas



Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados