IFMG abre inscrições para bolsas de apoio financeiro à qualificação de servidores

23/02/2016

O Instituto Federal de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (Proad), lança o edital nº 25/2016, referente ao processo seletivo de bolsas de apoio financeiro à qualificação de docentes e técnicos administrativos para cursos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Para participar do programa, o candidato deve estar regularmente matriculado em cursos reconhecidos pelo MEC; pertencer ao quadro de servidores e estar em efetivo exercício na Instituição; não estar afastado e não receber bolsa ou outros auxílios financeiros de qualquer natureza.

Inscrições – o edital contempla dois períodos de inscrição: entre 22 de fevereiro e 4 de março (1º período) para os servidores matriculados até o final deste período; e entre 1º de abril e 25 de novembro (2º período), aos matriculados a qualquer momento, até o final deste período. Os interessados deverão entregar, pessoalmente na Coordenação de Gestão de Pessoas da unidade de lotação, o pedido de inscrição em envelope fechado e lacrado.

Para os candidatos que desejarem se inscrever pela primeira vez no programa, serão necessários os seguintes documentos (item 4.6 do edital): formulário de inscrição, termo de compromisso, declaração de matrícula, documento da instituição de ensino com informações sobre disciplinas cursadas, modalidade e valor da mensalidade (quando houver), cópia de contrato entre o servidor e a instituição de ensino para os cursos com pagamento de mensalidade e, para os docentes, declaração do Colegiado do curso.

Já os candidatos contemplados em editais anteriores que desejarem obter a continuidade do apoio devem apresentar os documentos a seguir (item 4.7 do edital): formulário de continuidade do apoio financeiro, declaração de matrícula, declaração ou certificado de conclusão e documento, histórico escolar e termo de compromisso.

Instituições com pagamento de mensalidade – será concedido apoio financeiro correspondente ao custeio de 75% do menor valor pago pelo servidor, referente à mensalidade mensal paga, limitado ao valor de R$ 900 para graduação e especialização e R$ 1200 para mestrado e doutorado.

Instituições com ensino gratuito – para os servidores matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino gratuito, o apoio financeiro será correspondente ao valor mensal de R$ 300 para graduação e especialização; e de R$ 500 para mestrado e doutorado.

A ordem de classificação para a concessão do apoio será o tempo de efetivo exercício no cargo atual. O benefício contemplará o período de janeiro a dezembro de 2016, de acordo com a data de início do curso. Terão prioridade neste edital, para o 1º período de inscrições, os servidores aprovados nos editais de apoio referentes a 2015 (Anexo V), bem como os servidores com primeira formação no nível solicitado.

EDITAL

Cronograma:

1º período de inscrições:

Inscrição – 22 de fevereiro a 4 de março

Avaliação das solicitações pela Comissão - 9 e 10 de março

Divulgação do resultado preliminar - a partir de 11 de março

Prazo de recursos - 48 horas a contar do horário de publicação

Resultado final - a partir do prazo final de recurso

2º período de inscrições:

Inscrição – 1º de abril a 25 de novembro

Avaliação das solicitações pela Comissão – a partir do dia 6 do mês subsequente ao recebimento das inscrições

Divulgação do resultado preliminar – a partir do dia 16 do mês subsequente ao da inscrição