SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Em livro, especialistas analisam políticas de resgate e preservação da memória universitár

04/01/2016
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


Estudos sobre preservação da memória universitária em arquivos, bibliotecas e museus da UFMG e do Cefet estão reunidos no livroUniversidade, memória e patrimônio, lançado neste mês pelo Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Na obra, publicada pela Mazza Edições e organizada pelos professores Adalson Nascimento, da Escola de Ciência da Informação (ECI), e Andrea Moreno, da Faculdade de Educação (FaE), figuram artigos de autoria de profissionais do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

No artigo As bibliotecas e a memória da Universidade Federal de Minas Gerais, os gestores da Biblioteca Universitária (BU), Wellington Marçal (diretor) e Anália Gandini (vice-diretora) e o professor Carlos Alberto Ávila, diretor da Escola de Ciência da Informação (ECI), abordam o papel das bibliotecas, com ênfase no trabalho realizado pelo Sistema de Bibliotecas.

O trio relata a trajetória do Sistema – da criação da Coordenação de Bibliotecas Universitárias, em 1968, passando pela automação das unidades do sistema, concretizada 28 anos depois, até a apresentação do atual organograma da BU, com as funções desempenhadas por cada setor. “Resgatar a trajetória do Sistema de Bibliotecas é resgatar parte importante da identidade e memória da UFMG”, afirma Wellington Marçal.

No capítulo O acervo de obras raras e especiais do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais, Wellington, Anália e a bibliotecária Diná Marques, coordenadora técnica da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG, abordam os conceitos de “livro raro” e “livro antigo” e descrevem a formação e a política de desenvolvimento do acervo de obras raras e especiais da UFMG.

Além dos temas relacionados ao Sistema de Bibliotecas, o livro reúne estudos sobre museus e coleções universitárias, patrimônio acadêmico-científico da Universidade, arquivos institucionais de arquitetura, patrimônio biológico universitário e arquivo histórico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

(Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas)


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados