Rede Saúde Mental UFMG lança nota pública contra mudanças na política de Saúde do MS

16/12/2015

Nesta quarta-feira, 16,  a Rede Saúde Mental UFMG, lançou uma  nota pública contra a nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho para a  à política nacional de saúde mental, álcool e drogas e à luta da Reforma Psiquiátrica e Sanitária. Entre as considerações, destaca-se  a preocupação com as consequências dessa recente nomeação feita pelo Ministro da Saúde.

A nota explicita que "é de conhecimento público que o Dr. Valencius Wurch é ex-diretor do maior hospício privado da América Latina – a Casa de Saúde Dr. Eiras Paracambi. Foi responsável pela gerência deste hospício por toda a década de 1990, quando internações nesta clínica psiquiátrica foram suspensas em função das condições sub-humanas, tendo sido alvo de diversas denúncias. Tal hospício foi fechado oficialmente em 2012, por perpetuar práticas excludentes e violadoras dos direitos humanos".

Leia nota na íntegra

A Rede Saúde Mental UFMG  é formada por grupos de extensão, ensino e pesquisa de diversas áreas do conhecimento, por representantes de serviços e programas de atenção à saúde de estudantes e servidores da UFMG, por representante da Associação de Usuários e Serviços em Saúde Mental (ASSUSAM). Integram a Rede Saúde Mental UFMG os grupos: Laboratório de Direitos Humanos e Transdisciplinaridade (LDHT/UFMG); Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (L@GIR/UFMG); Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental (PASME/UFMG); Programa Polos de Cidadania/UFMG; Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/UFMG); Comissão de Acompanhamento de Estudantes Indígenas/UFMG; Departamento de Psicologia/UFMG; Departamento de Terapia Ocupacional/UFMG; Departamento de Enfermagem Aplicada/UFMG; Escuta Acadêmica da Faculdade de Medicina/UFMG; Central de Oportunidades de Estágio do Instituto de Ciências Biológicas/ UFMG; Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST/UFMG); Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos/UFMG; Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES); Associação de Usuários e Serviços em Saúde Mental (ASSUSAM); Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRPMG).