Normatização das 30h é aprovada pela UFMG durante reunião do Conselho Universitário

16/12/2015

Nessa terça-feira, dia 15 de dezembro, o Conselho Universitário da UFMG aprovou a normatização das 30 horas para os Técnico-Administrativos em Educação. De acordo com a resolução, a jornada de 30 horas poderá ser aplicada aos servidores que realizam atendimento aos discentes ou trabalho noturno, conforme o decreto nº 4.836/2003.

Mesmo o texto não sendo o defendido pela Categoria, a Direção do SINDIFES considera um importante avanço, pois há cinco anos estamos lutando para que a Universidade reconheça o caráter legal das 30 horas.

Na avaliação da Direção do SINDIFES é uma significativa conquista e trará benefícios inquestionáveis, tanto para instituição quanto para os trabalhadores. Foi dado um grande passo à frente, e para que se mantenha essa caminhada, a Direção do SINDIFES reafirma que a luta pela implantação nos demais setores continuará com intensidade e vigor.

Por fim, acreditamos que foram feitos todos os esforços necessários pelo Sindicato, durante todos esses cinco anos, para que fosse possível a implantação de um modelo de jornada de 30 horas. Agora que foi alcançado, mesmo que não tenha sido na totalidade, devemos trabalhar para que os ganhos sejam efetivados e futuramente possam ser estendidos a toda a categoria. Para isto, é necessário que nos mantenhamos fortes, unidos e mobilizados para ampliarmos a conquista!

Próximas etapas

Nos mês de fevereiro de 2016 o reitor da UFMG, professor Jaime Arturo, irá convidar os diretores de unidades para integrar o projeto piloto da jornada de 30 horas. A intenção é que em março sejam feitas as discussões nas unidades e se inicie a jornada nos setores escolhidos.