Assembleia no HC-UFMG define estratégias contra possível cessão dos trabalhadores

14/12/2015

Na manhã dessa segunda-feira, dia 14 de dezembro, os trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do Hospital das Clínicas da UFMG e anexos, realizaram a primeira de uma série de Assembleias para discutir a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para que as universidades façam a cessão coletiva dos seus servidores para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Outras Assembleias serão realizadas nesta segunda, terça e quarta-feira às 20h30 na Sala do SINDIFES, no 5º andar da Ala Oeste do HC-UFMG.

Seminário de Hospitais Universitários

A Assembleia teve inicio com o repasse dos informes sobre o Seminário Nacional dos Hospitais Universitários, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro em Brasília pela Coordenação de Seguridade Social da FASUBRA.

No seminário, representantes dos TAE de diversos Hospitais Universitários de todo o país compartilharam suas experiências, as dificuldades e problemas que vêm sendo encontrados a partir da implantação da EBSERH. Na ocasião também foram discutidas diversas propostas para atuação da FASUBRA e dos Sindicatos de Base referentes aos Hospitais Universitários, propostas essas que foram encaminhadas e aprovadas pela Plenária Nacional da FASUBRA, realizada no último final de semana em Brasília.

Saiba mais sobre o que foi discutido no Seminário Nacional dos HU’s

Plenária Nacional da FASUBRA

Nos dias 12 e 13 de dezembro foi realizada a Plenária Nacional da FASUBRA, em Brasília. Na ocasião, as resoluções do Seminário Nacional de HU’s foram referendadas com pequenas alterações propostas pelos delegados. Também foi aprovada a resolução contrária a cessão coletiva dos TAE para a EBSERH.

A FASUBRA ainda estuda, junto ao seu Coletivo Jurídico, quais as estratégias serão adotadas  para impedir a cessão e como será feita a ação no Supremo Tribunal Federal.

Nessa segunda-feira, 14 de dezembro, representantes da FASUBRA se reuniram com o Ministério da Educação para firmar posição contrária a cessão automática e coletiva dos trabalhadores dos HU´s, bem como discutir os problemas que estão acontecendo com os TAE já cedidos à EBSERH.

Cessão Automática e Coletiva na UFMG

O Reitor da UFMG, Professor Jaime Arturo Ramirez, disse recentemente em reunião com representantes da Categoria que não há a intenção de fazer a cessão dos trabalhadores do HC-UFMG para EBSERH e que ele é contrário a essa medida.

O Sindicato deve agendar uma nova reunião com o Reitor para tratar exclusivamente dos problemas do Hospital das Clínicas, ocasião em que novamente será discutida a cessão coletiva recomendada pelo TCU.

Propostas aprovadas na Assembleia, relativas à posição do SINDIFES:

1. É contrário à cessão automática e coletiva dos trabalhadores do HC e fará tudo que for necessário para que isso não aconteça;

1. Fará um dossiê sobre os problemas que estão acontecendo no HC após entrada da EBSERH. O dossiê será encaminhado a Fasubra e ao Ministério Público Federal;

1. Discutirá com o Setor Jurídico qual o melhor instrumento para barrar, na justiça, a cessão automática e coletiva dos trabalhadores;

1. Coletará assinaturas para o abaixo assinado contra a cessão dos trabalhadores do HC para EBSERH e encaminhará o documento final para a Reitoria e para o Ministério Público, juntamente com o dossiê;

1. Fará um boletim especial para esclarecer os trabalhadores do HC sobre a “cessão”;

1. Fará reuniões setoriais em todos os locais que solicitarem. Esta solicitação deverá ser feita na Secretaria do SINDIFES, pelo telefone (31) 3441-0868.