SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Diretoria da Biblioteca Universitária é reconduzida; reitor destaca 'espírito instituciona

03/12/2015
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


Wellington Marçal de Carvalho e Anália das Graças Gandini Pontelo foram reconduzidos ontem (quarta, 2) aos cargos de diretor e vice-diretora da Biblioteca Universitária (BU), para a gestão 2015-2017.

A solenidade de posse teve a presença do reitor Jaime Ramírez, da vice-reitora Sandra Goulart Almeida, da presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), Mariza Martins Coelho, da vice-presidente da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG), Andréa Brandão, além de dirigentes da UFMG, professores, técnicos, alunos e integrantes do Sindifes. O reitor destacou "a simplicidade, a franqueza e o espírito institucional" dos gestores.

Ao fazer espécie de balanço da primeira gestão, Wellington [foto] e Anália destacaram a realização do 18º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. A vice-diretora afirmou que todos os projetos desenvolvidos foram baseados em diagnóstico detalhado das demandas e carências das bibliotecas.

Wellington reforçou o trabalho em conjunto com a reitoria. “É inspirador continuar a integrar a equipe do reitor Jaime e da vice-reitora Sandra. Ainda mais porque, para esse novo período, como diria Manuel Rui, “por saber mais coisas e conhecer melhor esse lugar, é tudo cada vez mais misterioso.”

A importância da parceria com o Sistema de Bibliotecas foi destacada por Jaime Ramírez. 
“Temos a convicção de que a colaboração dos diretores da Biblioteca Universitária é imprescindível para que a UFMG continue a trilhar o caminho da excelência.” Ele citou trabalhos desenvolvidos no Sistema de Bibliotecas, como o informativo 
Conexão Biblioteca, cujas matérias sobre a história das bibliotecas “enriquecem o acervo histórico e a recuperação da memória da UFMG”. Mencionou também o programa de rádio No ritmo da lombada: literatura, melodia e afeto, produzido em parceria com a rádio UFMG Educativa.

Entre os desafios da parceria entre a reitoria e a BU, o reitor destacou, como prioritário, o investimento na qualidade e quantidade do acervo impresso e digital. Também enfatizou a necessidade de melhorar a acessibilidade em todas as unidades do Sistema. Em relação ao Portal de Periódicos da UFMG, recentemente criado, afirmou que a parceria com a BU será fundamental para a formatação das políticas de apoio e acesso aos diversos periódicos publicados na Universidade.

Wellington e Anália lembraram a relevância da aquisição de livros eletrônicos. “Esperamos provocar reflexão sobre qual modelo de biblioteca a Universidade considera importante desenvolver. É fundamental atender aos dois modelos de acervo: impresso e eletrônico”, explicou Wellington Carvalho.

A diretoria reconduzida recebeu homenagem da bibliotecária Kátia Lúcia Pacheco que, em discurso, ressaltou a “pujança e determinação dos diretores em fazer do Sistema de Bibliotecas da UFMG uma instituição forte e unida”.

Trajetórias dos gestores

Wellington Marçal de Carvalho é graduado em Biblioteconomia, especialista em Recursos Hídricos pela UFMG, mestre em Letras e doutorando em Letras/Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas. Tem publicações em âmbito nacional e internacional nas áreas de Ciência da Informação e Letras. Atuou como bibliotecário-documentalista nas bibliotecas da Escola de Música e do Instituto de Ciências Agrárias e foi um dos responsáveis pela informatização do acervo no sistema Pergamum. Na Coleção Memória da Biblioteca Universitária, trabalhou na catalogação do acervo José Faria Tavares. Como voluntário, participou da criação da Biblioteca Comunitária Sant’Ana, em Sabará (MG), e da Biblioteca da Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, em Belo Horizonte.

Atuou como presidente da comissão organizadora do 18º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2014). Foi representante titular eleito no Conselho Diretor da BU. No Sindifes, foi membro da Diretoria Executiva Colegiada em 2010-2012 e integrou a gestão 2012-2014 como um dos coordenadores de Comunicação Sindical e um dos responsáveis pela criação e manutenção do Centro de Memória do Sindicato.

Graduada em Biblioteconomia, especialista em Políticas Públicas pela UFMG e mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, Anália das Graças Gandini Pontelo [foto] foi vice-diretora da BU também no período 2001-2006. Ela trabalhou como bibliotecária na Biblioteca da Fafich. Foi conselheira em duas gestões do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região e membro da Diretoria Executiva Colegiada, no Sindifes. No Sindicato, atuou na coordenação da Administração (2008-2010) e de Comunicação Sindical (2012-2014) e foi uma das responsáveis pela criação e manutenção do Centro de Memória do Sindifes.

No 18º SNBU, foi vice-presidente da comissão organizadora do evento. Atualmente, Anália é vice-presidente da comissão responsável pelo diagnóstico das Bibliotecas Polos da UFMG que atendem aos alunos de graduação do ensino a distância. Além disso, é membro do Conselho Consultivo do Fórum de Cultura da UFMG.

(Com assessoria de comunicação da BU)


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados