Sedpac promove a 9ª Semana de Direitos Humanos de Minas Gerais

01/12/2015

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), por meio da Subsecretaria de Promoção de Defesa dos Direitos Humanos vai realizar, de 4 a 10 de dezembro, a 9ª Semana de Direitos Humanos de Minas Gerais. A abertura será na sexta-feira (4), na Cidade Administrativa, sede do Governo mineiro, com apresentações artísticas variadas. A Sedpac conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

A exposição "Uma viajem ao mundo das Libras" será exposta durante todo o evento, no prédio Gerais. A exposição foi produzida pelo Projeto Diálogos de Inclusão, da UFMG.

No dia da abertura, os servidores estaduais poderão assistir uma apresentação da Drag Queen Nickary, Coral Cantares, intervenção artística do Grupo Crepúsculo, apresentação teatral do Grupo Semente, show de forró com a Banda Bão Dimais e show de pop rock com a Banda Csharp. As bandas simbolizam a diversidade de gênero e público, representando um pouco onde os Direitos Humanos estão inseridos. Haverá ainda um pronunciamento do secretário de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. De meio-dia às 17 horas, acontecerá também uma feira de comida típica e artesanato, no hall do Prédio Gerais.

Na quarta-feira, dia 9, a programação da IX Semana de Direitos Humanos contempla a exibição do filme francês “Família Belier”, entre 13h e 16h, nas salas 6 e 7, no segundo andar do prédio Gerais. O longa-metragem problematiza o dia a dia de uma família que convive com a surdez de vários de seus membros. Em seguida à apresentação, haverá um debate sobre o tema com o coordenador Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência, Romerito Nascimento.

No dia 10, data de comemoração da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no hall do Prédio Gerais, a Secretaria Estadual de Educação irá promover a Virada Direitos Humanos, de 8h às 17h. Durante toda a programação, que contará com a presença prevista de seis mil estudantes, haverá debates e atividades sobre temas relevantes e atuais, visando contextualizar o jovem da rede pública de ensino dentro dos direitos humanos.

Já à noite, será realizada a primeira edição do Prêmio Mineiro de Direitos Humanos que vai contemplar os 33 municípios do Estado onde não houve registro de homicídios, nos últimos dez anos. A entrega do prêmio será às 19 horas, no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa (rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho) onde acontecerá um show que incentivará a cultura de paz e a luta pelos migrantes e refugiados.

Em toda a sua extensão, a Cidade Administrativa apresentará a exposição “Uma viagem ao mundo das Libras”, da assistente social Lina Soares.

Origem

A Semana de Direitos Humanos é um evento internacional, criado pelas Nações Unidas para fomentar a reflexão e a efetivação dos direitos humanos na mesma semana em que se comemora a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), aprovada em 1948 na Assembleia Geral da Organização das Nações.

SERVIÇO:

9ª Semana de Direitos Humanos de Minas Gerais