Em assembleia, Categoria recebe informes referentes ao debate das 30 Horas na UFMG

30/11/2015

Em Assembleia na manhã da sexta-feira, 27 de novembro, os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG discutiram os informes da reunião do Conselho Universitário da UFMG que tratou sobre o assunto, bem como a necessidade de se manter a mobilização e participação da Categoria nas atividades do Sindicato.

De acordo com a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, embora tivesse sido retirado da pauta da reunião o ponto relativo à Aprovação da Normatização das 30h, mesmo assim o assunto foi discutido. "Tivemos um embate com alguns professores, inclusive com o presidente da comissão que formulou o documento de normatização, e que depois se posicionou contrario à aprovação", explicou. “A reunião ficou tensionada neste momento pois, à principio foram colocados em xeque os trabalhos da comissão”, informou. Em seguida, conforme relatos da coordenadora, cerca de cinco professores pediram a fala e disseram que não eram contra as 30h mas, além de não terem tido tempo para avaliar o documento, estavam inseguros quanto a proposta", contou Cristina. Neste momento, os representantes dos TAE no Conselho se posicionaram abertos ao diálogo, colocando-se à disposição para participar de reuniões com todos os diretores que quiserem debater o assunto de forma mais aprofundada.

A partir do distensionamento, foi possível encaminhar, para o dia 15 de dezembro próximo, a votação sobre a Normatização das 30h. Até lá, a direção do Sindicato deverá se reunir com os diretores para que sejam esclarecidas as dúvidas e resolvidos os possíveis conflitos.

Encaminhamentos

Durante a assembleia, foi alertado aos presentes da necessidade de a Categoria participar das assembleias e atividades, pois neste momento, é importante que possamos demonstrar força. “Nossa vitória dependerá do quantitativo de pessoas que estiverem dispostas a lutar”, finalizou.