CUT/MG realiza curso Formação de Feminismo e Políticas para Mulheres

30/11/2015

Mais de 100 dirigentes e militantes de sindicatos CUTistas e dos movimentos socaiis,  participam, neste final de semana, do sexto e último módulo do curso de Formação Feminista e Políticas para Mulheres, na Escola Sindical 7 de Outubro (rua Nascimento, 100 – Barreiro – Belo Horizonte). O tema do módulo é “A Violência contra as Mulheres”. As atividades acontecem neste sábado (28) e neste domingo (29).

Às 18 horas deste sábado (28), no início da formatura, será realizado um debate, momento em que as participantes vão falar sobre como a violência contra as mulheres vem sendo tratada nos Sindicatos e movimentos sociais, como a questão tem sido abordada, qual a visão das direções e o que têm feito para combater. A mesa vai ser composta pela presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira, a secretária de Mulheres Lucimar de Loudes G. Martins,  representantes da Fetraf-MG/CUT, Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial de Mulheres e Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas.

De acordo com Lucimar de Lourdes G. Martins, secretária de Mulheres da CUT/MG, esta formação é para que as mulheres tenham mais autonomia. “Os cursos, que terão continuidade, são para que elas falem por si próprias, sobre a vida delas, não precisem que alguém diga o que podem e não podem fazer de suas vidas. Muitas mulheres ainda vivem numa dependência e precisam conquistar autonomia.”

Para a secretária de Mulheres da CUT/MG, a parceria entre a Central, Sindicatos CUTistas, e movimentos sociais, como o MAB, o MST, a Marcha Mundial de Mulheres, Levante Popular da Juventude, Fetraf-MG/CUT e Movimento de Mulheres Zona da Mata e Leste de Minas tem sido fundamental para a realização dos cursos de formação.

Lucimar  de Lourdes G. Martins revelou que serão programados outros módulos em 2016 e que ela espera uma participação ainda maior. “A ideia é que nos próximos módulos todas as categorias filiadas à CUT sejam representas. E que voltem para suas regiões e façam a formação de outras mulheres que não tiveram oportunidade de vir a Belo Horizonte. Queremos que a maioria das mulheres filiadas à CUT ou aos movimentos sociais tenha acesso à formação.”  As atividades dão continuidade ao trabalho da secretária de Mulheres da gestão anterior da CUT/MG, Terezinha.

Para que todas as mulheres possam de dedicar às atividades com tranquilidade, seus filhos terão o espaço Ciranda, com escolinha, brincadeiras e atividades voltadas para a formação.