"Seminário mídia, docência e cidadania" discutirá a mídia tradicional no dia 27

26/11/2015

O Seminário "Mídia, docência e cidadania" será realizado no dia 27 de novembro, no Quality Hotel, e é uma tentativa de aprofundamento crítico da atuação da mídia tradicional no Brasil (o chamado PIG - Partido da Imprensa Golpista). e, também, modo de avaliar a atuação de blogs, de jornais eletrônicos independentes e o papel crítico que a sociedade pode ter sobre os jornais impressos e eletrônicos.

Será discutida a relação do noticiário midiático com os docentes, os discentes e a questão da cidadania. Por exemplo: os crimes da Samarco em Bento Rodrigues / Mariana e toda a bacia do Rio Doce perpassa a formação cidadã de todos os docentes e discentes de diversas áreas.

O seminário quer retomar o espaço político de discussão da mídia, espaço perdido com a tentativa da Mídia Tradicional (PIG) de impor o "pensamento único".

09:00 <<>> ABERTURA

Mesa 1

O papel da mídia na cobertura da realidade brasileira (jornalismo e conhecimento do real X Jornalismo e a simulação do real), Objetividade jornalística X jornalismo da mídia tradicional partidarizada.

Mídia, docência, educação e cidadania.

Expositores:
Miguel do Rosário (Blog O Cafezinho), Gilmar José dos Santos (UFJF) e Virgílio Caixeta Arraes (UnB).

Debatedores:Ana Maria Oliveira (PUC-MG),e Domingos Girolleti (Interconexão Brasil) e Ângela Carrato (UFMG)

Coordenação: Dalmir Francisco

10:15 <<>>Intervalo - Café

10:30 <<>> Debates

12:00 <<>> Almoço

Mesa 2

Mídia e cidadania: informar e formar a opinião coletiva ou pública x "pensamento único".

Expositores:
Dalmir Francisco (UFMG), Kérison Lopes (SJPMG) e Ana Paola Amorim (FNDC).

Debatedores:

Geraldo Elísio (Blog Estação Liberdade), Otávia Fernandes (APUBH) e Ana Paula Damasceno (UNI-BH).
Coordenação: Ângela Carrato

15:30 <<>> Intervalo: café.

Mesa 3

A sociedade pode reagir diante da mídia monopolizada e de "pensamento único"?

Expositores:
Luis Mauro Queirós Filho (Brasil 247) Maura Eustáquia de Oliveira (PUC-MG).

Debatedores
Israel do Vale (TV Minas), Marta Pimentel (APUBH).
Coordenador: Armando Neves (APUBH)

18:00 <<>> Encerramento