Assembleia nessa sexta, dia 20, irá decidir sobre deflagração de greve pelas 30h

18/11/2015

Em Assembleia na manhã desta quarta-feira, dia 18 de novembro, no Auditório da Reitoria da UFMG, os Técnico-Administrativos em Educação deliberaram por estado de greve e discussão de indicativo de Greve Interna pela Luta em Prol da Aprovação da Normatização das 30 horas. Na Assembleia foi avaliado a conjuntura atual e foi marcado nova Assembleia Sindical para o dia 20 de novembro, às 9h30, na Escadaria da Reitoria.

A normatização das 30h entrou na pauta da próxima reunião do Conselho Universitário, marcada para o dia 24 de novembro. Ontem aconteceu uma reunião entre o Reitorado e os Diretores das Unidades Acadêmicas e entre os pontos de pauta estava a normatização das 30 horas. Pelas informações, que serão confirmadas, há a possibilidade da não aprovação da normatização. A Categoria avaliou essa resistência, contra a aprovação, por parte de vários Diretores e entendeu que é preciso fortalecer a luta e a mobilização para reverter este quadro, mesmo que seja através de uma greve interna.

O entendimento é que o assunto passou por duas comissões, mais de três anos de discussões e tem acumulo de debate suficiente para ser aprovado. Há também dois relatórios de comissões paritárias favoráveis a implantação, abordando aspectos jurídicos e administrativos. Assim, o único motivo para a não aprovação das 30h seria a má vontade política e a prática antiga de retaliação a Categoria.

Encaminhamentos

A Direção do Sindicato solicitará agenda com o Reitor antes da Assembleia do dia 20 para compreender melhor a situação e avaliar as perspectivas;
A Direção do Sindicato conversará com alguns Diretores para saber o que realmente aconteceu na reunião.

Orientações

- Os TAE devem agendarem reuniões com os Diretores para compreender a situação e pressionar para saberem qual a posição deles com relação as 30 horas;
 - Os TAE devem afixar cartazes das 30 horas em todas as portas dos Setores e em toda a Unidade, se for possível;
 - Os TAE devem usar os botons das 30 horas todos os dias;
 - Os TAE devem participar de todas as atividades de mobilização ou greve interna em prol da Luta pela Aprovação da Normatização das 30 horas;
 - Os TAE´s devem mobilizar os colegas para essa Luta, que não é do Sindicato, é da Categoria!

Nessa sexta, dia 20, a Categoria realizará nova Assembleia Sindical, na para avaliar a situação e caso julgue necessário aprovar Indicativo de Greve.

A nossa Vitória dependerá do quantitativo de pessoas que estiverem dispostas a lutar.