Conselho Diretor do HC-UFMG aprova pauta de reivindicações dos TAE por unanimidade

12/11/2015

Em reunião do Conselho Diretor do Hospital das Clínicas da UFMG, nessa quarta-feira, dia 11 de novembro, a pauta interna de reivindicações dos Técnico-Administrativos em Educação foi aprovada por unanimidade. O documento, entregue durante o período de Greve foi construído pelos trabalhadores, refletindo suas necessidades e expectativas.

De acordo com a coordenadora geral do SINDIFES, Marina Evangelista, o momento é histórico na lutas dos TAE do HC-UFMG, “É a primeira vez que um documento de reivindicações de autoria dos trabalhadores é aprovado dentro do Conselho”, afirma ela.

Marina ainda esclarece que os pontos de pauta foram aprovados após ponderações e serão encaminhados para a execução. “Pode ser que um ou dois sejam descartados por fugirem da governança dessa gestão ou fora da conjuntura”, explica a coordenadora. Com a aprovação o SINDIFES aguarda a resposta da direção do hospital sobre a pauta aprovada e assim que receber o ofício irá convocar Assembleia para a apresentação do documento e discussão.

Entre as propostas constantes da Pauta Interna estão:

- Implantação da jornada de 30 H com o fechamento do Relatório Final;

- Implantação de cantina no interior do HC;

- Implantação do espaço de convivência para trabalhadores do HC;

- Crachá específico para trabalhadores do RJU, sem a logomarca da EBSERH;

- Criação de comissão com membros da Diretoria do HC e SINDIFES para acompanhamento das denúncias aos trabalhadores sobre Assédio moral e perseguição;

- Eleições para Superintendente do HC (Diretoria do HC);

- Propor através da comissão de obras um espaço de espera para a clientela do HC, garantindo estrutura com banheiros e bebedouros.

Sugestão: Espaço da Residência Médica ou espaço entre Ambulatório São Vicente, Borges da Costa e Ambulatório Bias Fortes;

- Eleição direta para Coordenadores e Chefias dos setores principalmente do RH;

- Construção de Seminário Institucional em parceria com o Sindicato para discutir relações de trabalho.

- Chamar eleição imediata para composição da Comissão de Estágio Probatório e instituir capacitação a todos os membros da Comissão de Estágio Probatório;

- Apresentação dos critérios de remanejamento interno à comunidade do HC;

- Apresentar ao Conselho Diretor e à comunidade interna o novo organograma e o regimento do HC, considerando a implantação da EBSERH.