TAE da UFMG realizam Assembleia e definem estratégias de mobilização pelas 30h

06/11/2015

Os trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG realizaram, na manhã dessa sexta-feira, 6 de novembro, Assembleia Sindical Geral no auditório da Reitoria, quando foram atualizados os informes nacionais, locais e discutidas as estratégias da Categoria para o encaminhamento das 30 horas, assim como sobre os problemas ocorridos no processo eleitoral da CASU.

Calendário Nacional

No âmbito nacional foram repassados informes a respeito da discussão sobre democratização das universidades, com o GT Democratização se reunindo no dia 11 de novembro.

No dia 27 de novembro a FASUBRA se reúne com o Governo para discutir questões sobre o aprimoramento da carreira. Antes disso, no dia 25, a FASUBRA se reunirá com o Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) da ANDIFES, para discutir a questão do aprimoramento, já que a entidade também participará da reunião com o Governo.

Nos dias 5 e 6 de dezembro a FASUBRA realizará Seminário Nacional sobre os Hospitais Universitários, que acontecerá em Brasília. O SINDIFES discutirá com os trabalhadores do HC-UFMG como será a participação nesse fórum.

Nos dias 12 e 13 de dezembro acontecerá a Plenária Nacional da FASUBRA, também em Brasília, que fará a avaliação da Greve desse ano.

30 horas

Os representantes dos TAE no Conselho Universitário foram convocados para uma reunião com o Reitor da instituição, Jaime Arturo Ramirez, no dia 19 de outubro, em que compareceram os conselheiros Cristina del Papa, Guilherme de Fátima e Rejani de Andrade.

Na reunião,  o Reitor apresentou a intenção de desmembrar a proposta de resolução sobre a normatização da jornada de trabalho de 30 horas e levar a proposta de duas resoluções para apreciação do Conselho Universitário. Dessa forma o caput da proposta de resolução poderia ser aprovado como Resolução Complementar, com necessidade de voto favorável de dois terços dos conselheiros. Os demais pontos da resolução seriam aprovados na forma de Resolução Comum, facilitando possíveis alterações futuramente, pois nesse caso seriam necessários apenas 50% mais um dos votos dos conselheiros presentes na reunião. A proposta de resolução deve ser apresentada ao Conselho Universitário em reunião no final do mês de novembro.

Na Assembleia, os presentes chegaram deliberaram que, até a data da reunião do Conselho Universitário, toda a Categoria deve estar mobilizada e atuar firmemente no convencimento dos conselheiros universitários, especialmente dos/as diretores/as e dos/as representantes da congregação, garantindo, assim, o apoio necessário para aprovação da proposta de normatização.

Ao final, ficou definida a realização de Assembleias semanais, nas quartas-feiras, até a apreciação da proposta pelo Conselho Universitário, além de campanha com cartazes, carro de som, passeata, panfletagem, reuniões nas unidades com os diretores e vigília.

Eleições da CASU

A Assembleia aprovou ainda que o SINDIFES entre com recurso junto à Comissão Eleitoral solicitando a anulação das eleições para o Conselho Consultivo da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade, ocorridas no último dia 4. O processo eleitoral apresentou uma série de irregularidades, tais como: os servidores na parte da manhã foram proibidos de votar com a alegação de inadimplência, sendo que a mesma ocorreu por causa do descredenciamento da CASU no SIAPE; o edital das eleições não constou as regras para aqueles que estão proibidos de votar; os eleitores não sabiam da eleição e por isso o índice de votação foi baixissímo; a quantidade de urnas dificultou a votação; no Campus Saúde, a urna não estava em local visível e não tinha lista de votantes, tendo a necessidade de consultar via internet, o que dificultou pois ficou fora do ar e as pessoas não conseguiram votar;  não foi solicitado identidade para conferir se o titular era ele mesmo e isso só aconteceu no final da tarde, o que provocou que as pessoas não votassem por falta da identidade; nas unidades do interior os funcionários da CASU distribuíram material de campanha para alguns candidatos. Por tudo isso o Sindicato solicitará a realização de novo processo eleitoral.

Lutar é Preciso! Juntos Somos Fortes!