TAE da UFMG da UFMG recebe prêmio nacional por dissertação

04/11/2015

“Receber o reconhecimento da importância do meu trabalho científico em nível nacional me motiva a investir ainda mais na pesquisa”. É assim que a doutoranda Gracielle Mendonça, servidora da UFMG, descreve como foi receber o prêmio de melhor dissertação no XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib), que aconteceu em João Pessoa, capital da Paraíba, de 26 a 30 de outubro.

“Um estudo sobre a interação dos usuários com a interface e o sistema de busca do Portal de Periódicos da CAPES” é o título da dissertação premiada. Gracielle, com orientação da professora Beatriz Valadares Cendón, da Escola de Ciência da Informação da UFMG (ECI), investigou as atividades de interação, busca e recuperação da informação no Portal de Periódicos da CAPES, que oferece acesso on-line à produção científica mundial. “A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar as dificuldades e os problemas existentes na interface e no sistema de busca, conhecer o que o usuário pensa a respeito desse sistema e propor melhorias para o Portal CAPES, visando contribuir para o desenvolvimento da área de Recuperação da Informação Interativa”, explica Gracielle.

Servidora do Sistema de Bibliotecas da UFMG há sete anos, a bibliotecária Gracielle Mendonça considera a pesquisa uma importante oportunidade para a qualificação. “Por meio do mestrado, pude fazer contato com outros profissionais, participar de congressos, ver um outro mundo”, afirma.

Atualmente doutoranda no programa de pós-graduação da ECI, Gracielle pretende dar continuidade aos estudos relacionados à recuperação da informação. “Sugiro que todos os servidores técnico-administrativos em educação aproveitem a oportunidade de estudar, fazer cursos, participar de congressos. Temos que acreditar no nosso potencial de fazer um bom trabalho e, inclusive, receber premiações com as pesquisas desenvolvidas”, conclui.

Para Wellington Marçal de Carvalho, diretor da Biblioteca Universitária da UFMG, a premiação recebida por Gracielle “é um incentivo para que os demais servidores do Sistema de Bibliotecas e da UFMG como um todo também invistam na qualificação, fundamental inclusive para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido por esses profissionais na Universidade”, afirma.

Fonte: www.bu.ufmg.br