V Jornada de Apresentação Produção de Conhecimento dos TAE da UFMG

21/10/2015

Entre os dias 19 e 21 de outubro o Auditório da Biblioteca Central do Campus Pampulha da UFMGrecebeu a V Jornada de Apresentação da Produção de Conhecimento dos Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, atividade que faz parte da XXIV Semana do Conhecimento com o tema “Luminosidades”, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano propõe o tema “Luz, Ciência e Vida”.

Durante a mesa de abertura do evento a Coordenadora Geral do SINDIFES Cristina del Papa ressaltou a importância da jornada para que os TAE apresentem para a comunidade acadêmica o conhecimento que vem sendo produzido pela categoria.

A Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos da UFMG, Leonor Gonçalves destacou a importância dos trabalhos produzidos para a instituição, e afirmou que a Universidade está disposta a adotar as ideias desenvolvidas pelos TAE, não só nos trabalhos de Mestrado e Doutorado, mas também os de Especialização que em muitas vezes trazem ideias mais próximas da prática.

História da Jornada
Durante a mesa redonda "Jornada de apresentação da produção de conhecimento dos TAES: histórias e trajetórias" foi feito um resgate sobre como se deu a construção da jornada e como se chegou até o evento nos moldes de hoje. Cristina del Papa lembrou como o espaço para TAE foi duramente conquistado em 2011, para a XX edição da Semana do Conhecimento, que até então contava apenas com trabalhos de discentes e docentes.

O Diretor do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Welington Marçal, que foi um dos idealizadores da Jornada de conhecimento dos TAE, fez um resgate de toda a construção e consolidação do evento. Wellington mostrou como os trabalhos apresentados, e mesmo o próprio evento, evoluiram ao longo desses quatro anos. Welington ressaltou o trabalho feito pelo SINDIFES para a consolidação da jornada, desde os tempos em que ainda era diretor do Sindicato.

Ainda no primeiro dia aconteceu mesa redonda sobre o curso de Gestão de Instituições Federais de Educação Superior – GIFES e sobre o Mestrado Profissional para os TAE, que deverá ter inicio em Março de 2016 segundo a Pró-Reitora de Recursos Humanos da UFMG Maria José Grillo.

Apresentação dos Trabalhos
O segundo e terceiro dia da Jornada de Apresentação da Produção de Conhecimento dos TAE foram dedicados a apresentação de trabalhos. Na terça-feira, 20 de outubro aconteceu a 1ª mostra de trabalhos do GIFES, com apresentação oral dos projetos de egressos do GIFES.

A quarta-feira, 21, foi dedicada a apresentações da produção científica dos TAEs da UFMG em cursos de mestrado e doutorado.

Premiação

Os melhores trabalhos apresentados serão premiados na sexta-feira, durante cerimônia de Encerramento da Semana do Conhecimento. Após palestra da Presidenta da SBPC, Helena Nader, os três melhores trabalhos de cada categoria serão premiados.