TAE da Base do SINDIFES retornam ao trabalho nesta quinta-feira, dia 8 de Outubro

07/10/2015

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG retornam ao trabalho nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, após 135 dias de Greve. O fim da greve foi deliberado durante Assembleia de Greve Unificada que reuniu mais de 500 trabalhadores na Escadaria da Reitoria da UFMG durante a manhã desta quarta-feira.

O fim da Greve só foi possível após a assinatura do acordo, na terça-feira, dia 6, entre Governo Federal e Categoria. O acordo fechado para dois anos prevê recomposição inflacionária de 10,8% além do reajuste dos auxílios. O acordo assinado prevê recomposição salarial de 5,5% em agosto de 2016 e 5% em 2017, com aumento de 0,1% de step em 2017, além de reajuste de benefícios como auxílio alimentação, que irá para R$ 458; auxílio-saúde que pode variar entre R$101 e R$205 e auxílio creche para R$ 396.

Outros pontos da pauta específica dos trabalhadores em educação foram contemplados, como o aprimoramento da carreira dos servidores,  jornada de trabalho, planos de capacitação, dentre outros, também são aspectos importantes no processo negocial.

Na Assembleia ficou acordado ainda a realização de um seminário ampliado para a avaliação da Greve e mobilização da categoria para as próximas lutas a serem travadas, como a conquista das 30 horas semanais.

Documentos assinados

Termo de acordo

Termo de reposição do trabalho

Confira Fotos da Assembleia