Campanha Nacional de Doação de Órgãos no HC-UFMG

28/09/2015

O que é a Comissão Intra Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HC)?

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HC) foi criada no Hospital das Clinicas no ano de 2000, desde a sua criação teve no processo de sua estruturação a Enfermeira Monalisa Gresta até o ano de 2014, quando aposentou e, demais profissionais.

De acordo com lei e decreto do Ministério da Saúde são classificados conforme complexidade das instituições. A do Hospital das Clinicas é do tipo III por ser um hospital de alta complexidade, possuir UTI e ser um hospital transplantador .

A CIHDOTT existe para organizar rotinas e protocolos que possibilitam o processo de doação de órgãos e tecidos. São os profissionais desta Comissão que fazem acontecer o processo de doação de órgãos nos hospitais, levando a um familiar a mensagem que aquela pessoa que nos deixa irá garantir a sobrevida de quem precisa. A CIHDOTT é a responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos educativos com os demais profissionais no ambiente intra-hospitalar e que mobiliza todos os envolvidos, em todas as etapas, do processo de doação de órgãos. É formada por uma equipe multiprofissional que notifica as situações de possíveis doações de órgãos e tecidos.

Realiza abordagens aos familiares após os óbitos dos pacientes de Coração Parado, quando podem ser doadores de córneas e a busca ativa as UTIs de pacientes em Morte Encefálica que podem ser doadores de múltiplos órgãos e acompanha o processo até o fim.

No ano de 2013 foi estruturada conforme a Portaria 2600 que regulamenta as CIHDOTT, com os devidos Fluxogramas pela coordenadora no período Dra Mariana Benevides. A partir deste ano iniciamos uma parceria com o Serviço Social, após treinamentos pelo Grupo de Apoio a Vida e a CIHDOTT/HC para abordagem dos familiares após o óbito, para doação de córneas que é de grande importância o apoio destes profissionais.

Continuamos fazendo nosso trabalho diariamente em busca sempre de melhorias.

Venham conhecer nosso trabalho. Participe da nossa campanha.

“Doar seus órgãos é fácil assim, basta avisar a sua família”

Localização da CIHDOTT/HC – Andar Térreo

Telefone: 34099495 – cihdott@hc.ufmg.br