CUT/MG convoca para Grande Ato no dia 3 de outubro

25/09/2015

Escrito por: Rogério Hilário

Servidoras e servidores do Ministério da Fazenda, do Incra, do Ministério da Cultura, do Ministério do Trabalho, da Funasa, do Ministério da Saúde, entre outros órgãos do governo Federal, realizaram, na manhã desta quarta-feira (23), ato do Dia Nacional de Lutas em frente ao prédio do Ministério da Fazenda, na Região Central de Belo Horizonte. As mobilizações, convocadas pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsegf), aconteceram em outros Estados e no Distrito Federal. Servidores do Ministério paralisaram as atividades nesta quarta-feira, e se uniram a outras categorias que estão em greve, como os trabalhadores dos Correios, do INSS, os técnico-administrativos da educação e auditores fiscais do trabalho. O ato foi organizado, na capital mineira, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Ativa, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal em Minas Gerais (Sindsep-MG).

O objetivo é protestar contra os ajustes anunciados pelo governo na semana passada e que afetam diretamente a categoria. A imposição de arrocho apresentada aos servidores do Executivo, adiando a reposição da inflação de 2016 somente a partir de agosto do próximo ano, e que deve “economizar” R$7 bilhões do orçamento, é apenas uma das fases das medidas. A suspensão de concursos públicos e o fim do chamado abono de permanência que pode retirar mais de 100 mil servidores de atividade são outras medidas que os servidores buscam reverter com esse trabalho de pressão.

“A CUT está junto de vocês nesta luta. Estamos aqui para dar apoio e prestar solidariedade aos servidores públicos federais. Parabenizo o Sindsep-MG pela organização do ato e por unir as categorias contra esta pacote, que retira direitos de trabalhadores. Nós, trabalhadores, já contribuímos muito nas crises do capitalismo. Tem setores que podem ntribuir agora, com a taxação de fortunas, dos lucros dos bancos e dos investimentos no mercado financeiro. Não podemos aceitar que a classe trabalhadora pague novamente a conta”, afirmou, durante ato, o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Jairo Nogueira Filho.

O secretário-geral da CUT/MG lembrou de movimentos que acontecem em Minas e no país contra o ajuste fiscal. “Os trabalhadores dos Correios, em greve desde o dia 15, rejeitaram em assembleia, aqui ao lado, a proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), de gratificação de R$ 200. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ofereceu apenas 2,8% de reajuste, em janeiro, aos servidores públicos municipais. No setor privado, no caso dos metalúrgicos, que estão em campanha salarial, nem proposta de reajuste existe. Estão vindo para cima dos trabalhadores e nós temos que ir pra cima deles, porque podemos perder muito”, acrescentou.

Jairo Nogueira Filho convidou a todos para o Grande Ato do dia 3 de outubro. “Vamos fazer um Grande Ato no dia 3, um sábado, em defesa da Petrobras e contra o ajuste fiscal, na Praça Afonso Arinos. Contamos com a presença de todos.”