Categoria aguarda resposta do Governo e Greve continua por tempo indeterminado

25/09/2015

Os Técnico-Administrativos em Educação da Base do SINDIFES realizaram, na manhã desta sexta-feira, dia 25 de setembro, uma Assembleia de Greve Unificada, no auditório da Escola de Engenharia da UFMG. A Categoria deliberou a continuidade do movimento grevista até que seja assinado o acordo com e marcou um ato, na Reitoria da UFMG, para a proxima terça-feira, dia 29. Mais de 400 TAE participaram da Assembleia que também foi transmitida pela internet.

O secretário-geral da CUT-MG, Jairo Nogueira Filho, participou da Assembleia e passou os informes da Central. Segundo ele, a CUT-MG tem trabalhado para unificar as lutas no estado e fortalecer os movimentos contra as privatizações. Ele ainda explicou a situação da Prodabel e do Metrô de BH que estão ameaçados pela privatização. Ele ainda convocou a Categoria para participar dos Fóruns Regionais do Governo - clique aqui para acessar o evento - e do Ato dos Servidores Público Federais de Belo Horizonte, no dia 3 de outubro - clique aqui para acessar o evento.

Informes da UFMG

Estão abertas as inscrições para a V Jornada de Produção de Conhecimento pelos Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, evento que faz parte da Semana do Conhecimento e acontecerá nos dias 19 a 21 de outubro de 2015. Informações no site da Prorh-UFMG - https://www.ufmg.br/prorh/

A Semana do Servidor na UFMG será realizada entre os dias 13 e 17 de outubro. A programação está disponível no site da PRORH. É importante que os TAE participem das atividade e usufruam do evento, que é uma conquista da Categoria. Também serão realizada mesas de debate com assuntos de interesse dos servidores e comunidade acadêmica.

Informe da UFVJM

A Categoria está mantendo a Greve e no próximo dia 28 irá se reunir com o novo reitor para continuar as discussões sobre a Universidade que desejam. Esta ação é um grande avanço já que a gestão passada se recusava a dialogar com os TAE e com o Sindicato.

Informe do Comando Nacional de Greve/Negociações

Nesta quinta-feira o Comando Nacional de Greve se reuniu com representantes do Ministério da Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério da Educação. O CNG informou que foi aceita a proposta de acordo por 43 instituições sindicais, contra 23. Os representantes do Governo disseram que só poderiam dar uma resposta na próxima quarta-feira, pois estariam ocupados com o fim das negociações com os servidores do INSS. Após um embate, e a FASUBRA afirmando que a prorrogação da Greve neste momento seria por culpa do Governo, foi acordado que até terça-feira, dia 29, a proposta será enviada a Federação.

Neste cenário, a Federação e o CNG teriam a quarta-feira para avaliarem o documento e as bases, a quinta e a sexta, podendo indicar o retorno as atividades no dia 5 de outubro. Porém, esta dinâmica irá depender da chegada do documento e de seu conteúdo estar de acordo com o acordado.

Encaminhamentos

• Aprovado a continuidade da greve por tempo indeterminado.
  • Na próxima terça-feira, dia 29 será realizado um Ato na Reitoria da UFMG, pela manhã
Clique aqui para acessar a galeria de fotos.