Assembleia Unificada aprova contraproposta do CNG Fasubra

09/09/2015

Mais de 400 Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFJVM e IFMG participaram, na manhã dessa quarta-feira, dia 9 de setembro, da Assembleia de Greve Unificada que aprovou o envio de uma contraproposta para o governo federal. Também foram repassados os informes nacionais e locais, além de debatidas questões pontuais da UFMG.

Contraproposta do CNG é aprovada sem votos contrários

Foi apresentada a Assembleia a contraproposta enviada pelo Comando Nacional de Greve da FASUBRA. O CNG indica na contraproposta o indice de 9,5% para 2016, recompondo a inflação deste ano, e 5,5% para 2017 (com cláusula de revisão caso a previsão da inflação supere o índice), e ampliação do aumento de 0,10% no step também para 2016, além da não absorção do VBC (Vencimento Básico Complementar).

A proposta foi aprovada sem votos contrários reforçando a posição do Comando Nacional de Greve, e deixando claro que base do sindifes indicou que a contrapoposta deveria ter sido apresentada em junho, logo no ínicio da Greve.  Junto a este encaminhamento também foi aprovado que os negociadores não podem '‘perder’' o que já está na mesa, repetindo o que aconteceu nas Greves de 2005 e 2011 quando a Categoria foi a única a não ter reajuste salarial.

No Informativo de Greve, nº5 de setembro, a IG2015, o CNG relata como está a negociação de cada ponto de pauta específico da Categoria. Clique aqui para acessar o documento e ler os informes nacionais.

A próxima reunião com o Governo será no dia 10 de setembro, quinta-feira. Os informes, possivelmente devem ser divulgados na sexta, após a avaliação do Comando Nacional de Greve.

No dia 15 os representantes da categoria se reúnem com o Governo e andifes

Informes Locais

Na próxima segunda-feira, dia 14, terá início o XXIV Seminário Nacional de Segurança nas IPES e EBTT. O evento, organizado pelo SINDIFES, se extende até o dia 18 de setembro e discute, além das questões relativas a segurança nas instituições de ensino, a terceirização, assédio moral e combate as opressões. Clique aqui para acessar o hotsite do evento.

A partir desta quinta-feira, dia 10, começa o III Congresso de Direito Sindical da OAB Federal. O evento é o maior no país na área sindical e reunirá renomados conferencistas. O SINDIFES participará, assim como seu escritório de assessoria jurídica.

Contratação de professores para o Coltec-UFMG

O Comando Local de Greve da UFMG levou para a Assembleia o pedido de contratação de dois professores para que fosse possível, uma das turmas, fecharem o semestre e que os editais para contratação em 2016 fossem enviados. O assunto foi amplamente debatido e foi aprovado que o DRH não deve considerar o serviço como essencial, ou seja, não será feito.

Próxima Assembleia Unificada

Devido ao Seminário de Segurança e as atividades do Comando Geral de Greve do SINDIFES, a próxima assembleia acontecerá na quarta-feira, dia 16 de setembro, às 9h, possivelmente na Escadaria da Reitoria da UFMG, sendo que a mudança de local poderá acontecer devido a chuva.
Esta Assembleia será avaliativa, quando serão realizadas as avaliações do movimento grevista e das negociações.