TAE participam de Ato de Abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde

01/09/2015

Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES participaram nessa terça-feira, 1 de setembro, do ato de rua que marcou a abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais. O ato que foi intitulado “em defesa do SUS: contra a mercantilização da saúde”, contou com a participação de centenas de trabalhadores, gestores e usuários de diversas regiões do estado, em sua maioria delegados da conferência, que acontecerá até sexta-feira, dia 4 de setembro, no expominas.

Os TAE da base do SINDIFES estiveram presentes na manifestação conforme deliberação da Assembleia de Greve Unificada que aconteceu nessa segunda-feira, 31 de agosto, na Reitoria da UFMG.

8ª Conferencia Estadual de Saúde
De 1 a 04 de setembro, acontece em Belo Horizonte, no Expominas, a8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais (8ª CESMG), que terá como tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o mesmo que será trabalhado na 15ª Conferência Nacional de Saúde.

O objetivo da Conferência Estadual de Saúde, conforme seu regimento, é analisar as propostas e prioridades da saúde em âmbito estadual e nacional provenientes das Conferências Municipais; formular diretrizes para a saúde nas esferas Estadual e Nacional; e elaborar Relatório final da Etapa Estadual. Serão discutidos em painéis e mesas redondas os seguintes eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; Reformas democráticas e populares do Estado.

Mais Informações