Assembleia Unificada delibera pela continuidade da Greve

31/08/2015

Em Assembleia de Greve realizada nessa segunda-feira, 31 de agosto, mais de 600 trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES realizaram a avaliação das últimas negociações com o Governo Federal, e deliberaram pela continuidade do movimento paredista, por tempo indeterminado.

Avaliação

A Assembleia teve ínicio com a exibição de vídeo sobre o repasse da reunião entre a FASUBRA, Ministério da Educação e Ministério do Planejamento, realizada no dia 27 de agosto. O vídeo está disponível na página da FASUBRA.

A reunião tratou sobre detalhes da portaria referente a jornada de turnos contínuos e a pauta econômica. Houve acordo por parte do Governo sobre as considerações que haviam sido observadas pela federação. Nos próximos dias deve ser encaminhada a FASUBRA a proposta final de redação para a portaria, que será avaliada pelo Comando Nacional de Greve. Sobre outros itens encaminhados a representação do Govero afirmou que ainda não havia tido tempo para realizar a leitura do documento.

Sobre a questão salarial, o Governo permanece com a proposta do índice de 21,3% em quatro anos. A FASUBRA ainda aguarda o recebimento de um documento, contendo a questão do step. Ainda segundo o Governo, a categoria que não aceitar o reajuste proposto poderá receber os reajustes nos benefícios.

O governo deve enviar a proposta de previsão do orçamento para o Congresso até essa segunda-feira, entretanto ainda possuirá um prazo para fazer ajustes nessa proposta. Dessa forma ainda não é possível definir qual será a data final para o encerramento das negociações.

Próximas atividades

Nesta terça-feira, 1 de setembro, os TAE em da Base do SINDIFES em Greve participam de “Ato público em defesa do SUS: contra a mercantilização da saúde”, que será realizado por trabalhadores da base do Sind-Saúde e Sindibel. A atividade acontecerá a partir das 9h na Praça da Estação e seguirá rumo a Praça Sete. Para aqueles que forem participar do ato, haverá transporte saindo da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, às 8h30, com retorno logo após a atividade.

Ainda nesta terça-feira pela manhã acontecerá Assembleia de Greve do CEFET-MG, no Auditório do Campus I. A Assembleia terá transmissão ao vivo pelo canal do Sindifes no youtube.

A próxima Assembleia de Greve Unificada ficou marcada para sexta-feira, 4 de setembro, às 9h, em local ainda a ser definido.