III Congresso Nacional de Direito Sindical da OAB, dias 10 e 11 de setembro, em BH

19/08/2015

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Seccional Mineira, através da Comissão Especial de Direito Sindical, realizarão o "III Congresso Nacional de Direito Sindical da OAB Federal", nos dias 10 e 11 de setembro de 2015, em Belo Horizonte/MG.

O evento contará com a presença de mais de 2.000 participantes, entre eles, Ministros das Cortes Superiores, Desembargadores, Juízes, Procuradores, Promotores, Advogados, Líderes Políticos e Sindicais, Professores, Pesquisadores e Estudantes.

A Seccional Mineira, presidida por Luís Cláudio da Silva Chaves, criou em 2010 a Comissão de Direito Sindical, tornando-se pioneira neste segmento jurídico.

Em 2011, a OAB Federal, por inspiração de seu Membro Honorário Vitalício, Cezar Britto, criou a "Coordenadoria Nacional de Direito Sindical", sendo implementada por Ophir Filgueiras Cavalcante Junior, à época presidente deste Conselho.

Em 2013, por iniciativa do presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coelho, a Coordenadoria alçou a posição de "Comissão Especial de Direito Sindical", contando atualmente com 14 membros.

Importante ressaltar, que esta ascensão deve-se, não apenas pelo sucesso do I e II Congresso Nacional de Direito Sindical, que contou com a presença de 1.200 e 2.300 participantes respectivamente, mas, sobretudo, pela política de interiorização promovida pela atual gestão da OAB Federal, que vem criando essa Comissão e dando posse aos Membros em vários Estados do país, através das Seccionais da OAB, inclusive em Minas Gerais com a Comissão Estadual, onde já foram criadas mais de 15 Comissões nas Subseções; além de realizar congressos, seminários, workshop, difundindo assim, o Direito Sindical por todo Brasil.

Com certeza, o III Congresso Nacional de Direito Sindical será o maior e mais relevante evento do país na área sindical e reunirá renomados conferencistas de todo Brasil com importantes temas a serem debatidos.

Informações em http://www.oabmg.org.br/sites/sindical/.

Fonte: OAB-MG